Home Notícias Saúde Sabe o que acontece com o seu corpo após uma sessão de exercícios?

Sabe o que acontece com o seu corpo após uma sessão de exercícios?

Sabe o que acontece com o seu corpo após uma sessão de exercícios?
0

Exercício é exercício e não importa se você resolveu voltar a jogar bola, se começou a correr no parque, a pedalar ou até mesmo ir à academia. Se você começou a fazer exercícios físicos, independente se de uma forma para ganhar músculos ou apenas para diversão e saúde, grandes são as chances que você demore um pouco até ver os resultados práticos dessa rotina. Seja na definição muscular, na perda de peso ou até mesmo bem-estar, todos devem ter em mente que não vêm de um dia pro outro e é preciso ter disciplina e regularidade na prática de exercício pra ver as consequências.

Porém, isso não significa que seu corpo não esteja se beneficiando muito rápido da atividade física. Você pode não ver, mas após meia hora de exercício físico seu organismo já começa a mudar pra melhor. Veja o que acontece dentro do seu corpo depois de apenas uma sessão de exercícios no dia-a-dia:

Reduz o stress

Fazer exercícios continuamente é eficaz no combate ao stress. Primeiro, porque o stress é o seu corpo se preparando para o combate – correr ou lutar – e o exercício físico acaba dando vazão a esse impulso. Em segundo lugar, as endorfinas produzidas pelo corpo também são eficazes combatendo o stress. E tudo isso já tem efeito desde a primeira vez que você se exercita.

Você irá querer mais

Fazer exercício faz o corpo produzir endorfinas, substancias químicas que melhoram a memória, o bom humor, a disposição física e mental, o sistema imunológico, a concentração e tem efeito anti envelhecimento, entre outras coisas. É por causa delas que, depois de algumas semanas mantendo a rotina de academia intacta, você vai sentir falta: seu corpo vai pedir, mais uma vez, o bem-estar provocado pela substância química no cérebro. É quase como uma droga.

Você fica mais concentrado

O intenso fluxo de sangue que invade seu cérebro quando você faz exercícios físicos é uma espécie de turbo para as células cerebrais. Trabalhando em alta atividade, elas garantem alta clareza mental e foco durante e logo depois a atividade física – e isso vale pra poucos minutos de exercício, já que esse estudo mostrou que bastam 10 minutos de atividade física pra você ter benefícios nesse sentido.

Benefícios dos Exercícios Físicos a longo prazo

Alguns dos benefícios da prática de exercícios incluem: o reforço da musculatura e do sistema cardiovascular; o aperfeiçoamento das habilidades atléticas; a perda de peso e/ou a manutenção de alguma parte do corpo. Para muitos médicos e especialistas, exercícios físicos realizados de forma regular ou frequente estimulam o sistema imunológico, ajudam a prevenir doenças (doenças cardíacas) moderam o colesterol, ajudam a prevenir a obesidade, e outras coisas. Além disso, melhoram a saúde mental e ajudam a prevenir a depressão. Todo exercício físico deve ser sempre realizado sob a orientação de um profissional ou centro esportivo qualificado, pois a prática de esportes somente nos permite atingir os objetivos esperados quando é devidamente orientada.

10 motivos para praticar atividade física imediatamente 

1) Melhor disposição física para as atividades do dia-a-dia;

2) Funciona mais que dieta quando o assunto é perda de peso, porque a atividade física promove aceleração do metabolismo, que consome calorias até em repouso;

3) Regula o sono, pois a prática de exercícios libera endorfina, uma enzima que proporciona bem-estar e diminui a ansiedade e o estresse;

4) Inibe os resfriados, pois a prática de atividade física fortalece o sistema imunológico;

5) Diminui os riscos do câncer de mama, pois os exercícios diminuem os níveis de estrogênio – hormônio intimamente ligado ao câncer de mama;

6) Combate a osteoporose, doença dos ossos, pois fortalece a massa óssea devido ao impacto promovido pelos exercícios no corpo;

7) Reduz o colesterol ruim (LDL);

8) Previne o diabetes, pois contribui para regular a produção de insulina;

9) Controla a hipertensão, pois libera substâncias que causam a dilatação e o fortalecimento dos vasos sanguíneos;

10) Aumenta a libido e a performance sexual, pois melhora a autoestima e o condicionamento físico.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!