Home Notícias Brasil RN Natal Roubos de veículos reduzem 16% e recuperação chega a 71% em Natal

Roubos de veículos reduzem 16% e recuperação chega a 71% em Natal

Roubos de veículos reduzem 16% e recuperação chega a 71% em Natal
Foto: Sesed)
0

A Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análise Criminal (COINE) da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) divulgou na terça-feira (15) os dados referentes a roubo de veículos (automóveis, motocicletas e motonetas) em Natal, no período de 1 de janeiro a 7 de setembro. De acordo com os dados apresentados, houve uma redução de quase 16% no total de roubo de veículos registrados na capital. Em 2015, no período levantado pelo relatório, foram registrados 1.304 roubos contra 1.510 em 2014, ou seja, 206 veículos a menos.

Segundo o relatório, a zona Sul apresentou uma redução de apenas 1,6%, se mantendo no topo das estatísticas. Em 2015 foram 468 veículos roubados na região enquanto que em 2014 foram 476.

A zona Norte ficou em segundo lugar no ranking. Apesar da queda de 23,5% neste tipo de crime foi registrado em 2015 um total de 331 casos naquela região contra 433 do ano passado.

Na zona oeste a redução foi de 7,9%. Em 2015 foram registrados 328 casos de roubos a veículos contra 356 no mesmo período em 2014.

A maior redução ocorreu na zona Leste, que inclui os bairros beneficiados pelo Programa Ronda Cidadã. Nesta área, a Sesed registrou uma redução de 29% no quantitativo de veículos roubados. Ao todo, foram 169 roubos em 2015 contra 236 no ano passado. Vale ressaltar que na área específica do Ronda Cidadã não foram registrados roubos a veículos desde quando o programa foi inaugurado, em julho deste ano.

Na divisão por bairros, Lagoa Nova se manteve na primeira colocação com 102 casos, seguido pelo Planalto (92) e Cidade Satélite (78). O Bairro Tirol registrou uma redução de 37%, Ponta Negra (36,4%), Pajuçara (35%), Capim Macio (31%), Quintas (29,5%), Alecrim (26%) e Dix Sept Rosado (25%).

De acordo com o delegado Márcio Delgado, da Delegacia Especializada de Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (Deprov), além da redução de 16%, a Secretaria de Segurança Pública e da Desefa Social (Sesed) também vem registrando um crescente aumento no número de veículos recuperados.

“As Polícias Militar e Civil tem atuado em várias frentes visando a desarticulação de quadrilhas especializadas em roubos e furtos de veículos, localizando e fechando pontos de desmanches de peças e intensificando os trabalhos ostensivos e investigativos visando coibir este delito”, disse o delegado.

Em julho deste ano, a Sesed chegou a recuperar 71% dos veículos roubados, um índice nunca antes alcançado.

”A cada mês cerca de mil veículos são comercializados e chegam às ruas da cidade. Além disso, desde o início do ano, os veículos do tipo ciclomotor também passaram a fazer parte das nossas estatísticas. Apesar do aumento da frota e da inclusão da nova categoria de veículos em nosso banco de dados, os índices continuam reduzindo. Isso demonstra o bom resultado da Segurança Pública”, disse o delegado.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!