Home Notícias Brasil RN RN recebe sistema de dessalinização da água nesta sexta-feira (29)

RN recebe sistema de dessalinização da água nesta sexta-feira (29)

RN recebe sistema de dessalinização da água nesta sexta-feira (29)
Foto: Divulgação / EBC
0

O sistema de dessalinização de água salobra do assentamento Guarapes, município de Jandaíra (RN), será entregue, nesta sexta-feira (29), à comunidade. A ação faz parte do Programa Água Doce, do governo federal.

Com a iniciativa serão beneficiadas pelo menos 160 famílias com água doce de qualidade. O sistema atenderá, também, famílias de algumas comunidades do entorno do assentamento. Ao todo, serão implantados no Estado 120 sistemas de dessalinização, ao custo de quase R$ 20 milhões.

Até o momento, foram realizados 3.154 diagnósticos em comunidades dos 305 municípios em situação mais crítica do semiárido brasileiro. Foram, também, implantados ou recuperados 121 sistemas de dessalinização, sendo que há outros 65 em processos de implantação e 707 obras já contratadas.

O Água Doce foi instituído com a finalidade de estabelecer uma política pública permanente de acesso à água potável de qualidade para o consumo humano, a partir do aproveitamento sustentável dos mananciais subterrâneos. O projeto incorpora cuidados técnicos, ambientais e sociais na sua implantação, além da recuperação e gestão dos sistemas de dessalinização.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!