Home Notícias Brasil RN RN poderá sediar jogos Paralímpicos Escolares Brasileiros‏

RN poderá sediar jogos Paralímpicos Escolares Brasileiros‏

Publicidade

RN poderá sediar jogos Paralímpicos Escolares Brasileiros‏
Foto: Vivian Galvão
0
Publicidade

O Governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, recebeu na tarde desta segunda-feira (2) representantes do Comitê Paralímpico Brasileiro e Caixa Econômica Federal para uma apresentação de proposta para o Rio Grande do Norte sediar a edição dos Jogos Escolares Paralímpicos 2015. A reunião teve a participação também do vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Ivaldo Brandão, e a secretária de Estado da Assistência Social, Julianne Faria.

Os jogos paralímpicos são voltados para jovens de 14 a 17 anos, e realização entre os dias 23 a 28 de novembro. Ao todo são esperados 1.200 atletas de 27 estados da federação. O objetivo da CBP, ao realizar o evento em um estado do Nordeste, é abrir oportunidades para novos atletas fora dos grandes centros esportivos do Brasil. Os jogos serão o último grande evento antes da realização dos jogos Paralímpicos, no Rio de Janeiro, em 2016.

Ivaldo Brandão declarou que o “Nordeste é um centro de oportunidades e temos que começar a mostrar os talentos trazendo os grandes eventos para cá. É um evento importante que envolve também saúde e educação para os jovens que estão saindo da segunda infância e mostrando que são plenamente capazes”.

O Governador falou que a realização de um evento de grande porte em Natal deixa o Rio Grande do Norte em posição de destaque não só no esporte, mas principalmente nas causas sociais. “Nos sentimos lisonjeados com o interesse do Comitê Paralímpico Brasileiro e vamos fazer o possível para garantir a nossa capital como sede”.

Esportistas

De acordo com levantamento do IBGE, o Rio Grande do Norte é o segundo estado brasileiro com a maior população de deficientes do Brasil, sendo ultrapassado pela Paraíba. Apesar disso, nomes como Clodoaldo Silva, considerado maior atleta paralímpico do mundo, Joana Neves, Adriano Gomes, Terezinha Mulato são alguns dos atletas potiguares que se destacam no mundo, inclusive defendendo a Seleção Brasileira.

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!