Home Cultura RN participa do V Encontro Internacional de Museus Comunitários

RN participa do V Encontro Internacional de Museus Comunitários

Publicidade

RN participa do V Encontro Internacional de Museus Comunitários
Foto: Guilherme Landim
0
Publicidade

Dois representantes do Rio Grande do Norte participaram durante o período de quatro dias do V Encontro Internacional de Ecomuseus e Museus Comunitários que aconteceu em Juiz de Fora, Minas Gerais no período de 14 a 17 de outubro. O Estado contou com as participação dos educadores Raimundo Melo, representante da Rede Potiguar de Televisão Educativa e Cultural e o Museu Nísia Floresta, e de Maria Aldeíza Silva, que na ocasião representou a Secretaria Estadual de Educação e Cultura do RN.

O encontro aconteceu nas dependências do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora e teve como objetivo estimular o fortalecimento de ecomuseus e museus comunitários, entre os outros movimentos museológicos impulsionados por demandas populares, pelo reconhecimento de suas trajetórias, de sua cultura, de seu território, em busca de uma transformação política, social, cultural e econômica das comunidades envolvidas.

Além disso, o evento promoveu diversas atividades que contribuíram para a construção, a difusão e o intercâmbio de saberes, experiências e estudos sobre o tema central do encontro: “Iniciativas Museológicas Comunitárias – Construindo Caminhos para o Bem Viver”.

“É sempre positivo o fato de podermos participar de encontros como este e de poder conhecer e experiências e iniciativas culturais das diferentes regiões e de outros países. Com certeza vamos poder a partir daqui contribuir ainda mais com as discussões de temas ligados aos Pontos de Memória e Museus Comunitários no nosso Estado”, disse Raimundo Melo, coordenador da Rede Potiguar de Televisão Educativa e Cultural – RPTV e do Museu Nísia Floresta.

A RPTV no Rio Grande do Norte, tem contribuído com o registro e a documentação de várias experiências culturais e de museologia social, além de contribuir com o surgimento de novas iniciativas de Pontos de Memória, entre eles, o da Associação Comunitária dos Negros do Riacho, em Currais Novos/RN. A Rede Potiguar de Televisão é uma iniciativa do Centro de Documentação e Comunicação Popular – CECOP, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e conta ainda com o apoio do Prêmio Itaú-Unicef e o patrocínio da Petrobras.

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!