Home Notícias Brasil RN RN já atinge cobertura vacinal de 18% contra a gripe

RN já atinge cobertura vacinal de 18% contra a gripe

RN já atinge cobertura vacinal de 18% contra a gripe
Reprodução/Agência Brasil
0

Até o final da manhã desta segunda-feira (11) o estado do Rio Grande do Norte já atingiu um percentual de 18,68% de cobertura vacinal contra a gripe, com um total de 124.526 doses aplicadas. Os dados são do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), do Ministério da Saúde, e estão sendo monitorados constantemente pela equipe da Coordenação Estadual de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

A Campanha de Vacinação contra a Gripe 2015 começou no último dia 4 de maio, em todo o país, e seguirá até 22 de maio. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% do público alvo, o que representa aproximadamente 768.714 de pessoas no Rio Grande do Norte.

No RN o grupo com maior percentual de cobertura vacinal até o momento é o das puérperas (mulheres no pós-parto), com 28,37%, seguido das gestantes com 23,50% e das crianças com 22,19%.

Devem se vacinar os idosos (a partir dos 60 anos), as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a população privada de liberdade, os funcionários do sistema prisional e os povos indígenas.

A vacina, disponibilizada pelo Ministério da Saúde, protegerá a população contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). A imunização pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias, e de 39% a 75% a mortalidade global. O organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!