Notícias

RN conta com a maior oferta proporcional de hospedagem do Brasil

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur RN) concluiu levantamento sobre oferta de meios de hospedagem no Rio Grande do Norte, totalizando mais de 52,5 mil leitos, sendo proporcionalmente uma das maiores do Brasil. O estudo ajudará a embasar o direcionamento de recursos e o planejamento de ações pelo Governo do RN, via Setur RN e Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur).

“A oferta de hospedagem é um dos itens fundamentais para acolher bem o turista. E esse estudo nos proporciona uma ideia de onde há melhor infraestrutura turística em nosso Estado e ratifica um dos nossos diferenciais com relação aos nossos vizinhos ou mesmo para qualquer Estado do Brasil: temos não só qualidade, mas quantidade mais do que suficiente de leitos”, comenta o secretário Ruy Gaspar.

A presidente da Emprotur, Aninha Costa, ressalta ainda que os roteiros elaborados pelo órgão para divulgar nos eventos nacionais e internacionais de turismo dependem, também, dessa oferta de leitos. Por isso, a importância de municípios melhorarem esse quesito para atender bem a demanda crescente de turistas no Estado. “Se há variedade de preços, de estilos, o turista volta”, recomenda.

Segundo o estudo, o RN possui 52.545 leitos. O pólo Costa das Dunas detém praticamente 80% desse número com 42.892 leitos. O alto percentual é justificado pelos dois destinos internacionais do Estado, Natal e Pipa, ofertando 29.354 e 7.357 leitos, respectivamente. O pólo abriga ainda o quarto e quinto municípios com maior oferta: Nísia Floresta (1.796) e Parnamirim (1.314).

O pólo Costa Branca vem em seguida com 4.771 leitos, sendo Mossoró o terceiro município com maior oferta de hospedagem, com 2.512 leitos. Na sequência, o pólo Seridó, com 1.730 leitos (Caicó, 600 leitos; Currais Novos, 520 e Lagoa Nova, 230), pólo Serrano, com 1.493 leitos (Martins, 772; Portalegre, 208), e pólo Agreste/Trairi , com 1.076 leitos (Santa Cruz, 512; Santo Antônio, 220; Serra de São Bento, 116).

Os quatro municípios não integrantes de pólos somam 523 leitos, sendo 265 em Alto do Rodrigues, 233 em João Câmara, 15 em Triunfo Potiguar, e 10 em Cruzeta. E 41 dos 167 municípios potiguares, todos integrantes de pólos turísticos, não possuem leitos de hospedagem. São seis do pólo Costa das Dunas, cinco do pólo Costa Branca e do pólo Agreste/Trairi, oito do pólo Seridó, e doze do pólo Serrano.

Para o secretário, alguns números chamam a atenção. Mesmo no pólo Costa das Dunas, potencialmente turístico, seis dos 21 municípios sequer possuem um leito. Ou municípios com potencial e atrativos turísticos com pouca infraestrutura para receber o turista. Já Santa Cruz, que abriga a maior estátua católica do mundo, tem investido no setor e obtido mais emprego e renda.

O levantamento detalha não só a capacidade de hospedagem por cada município de cada pólo (além dos quatro municípios não integrantes dos pólos), mas também o número de leitos em cada pousada, hotel, flat, resort, hostel ou albergue. O estudo foi confeccionado a partir de pesquisas telefônicas, sites e com o auxílio do sistema do Cadastur (cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do Turismo).

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.