Home Notícias Brasil RN Natal Ribeira será o primeiro bairro de Natal com iluminação em LED

Ribeira será o primeiro bairro de Natal com iluminação em LED

Publicidade

Ribeira será o primeiro bairro de Natal com iluminação em LED
Foto: Alex Régis
0
Publicidade

O bairro da Ribeira, na zona Leste de Natal, será o primeiro da cidade a ter a iluminação de ruas e avenidas em LED. A iniciativa faz parte do Projeto de Eficientização Energética, desenvolvido pela Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur). Os serviços estão sendo executados na Avenida Duque de Caxias, Largo Augusto Severo, ruas e avenidas adjacentes e seguirão para outros logradouros públicos do bairro histórico.

O investimento em iluminação em LED foi iniciado pela Prefeitura do Natal em 2014 nos principais corredores da região Sul, como BR 101, Salgado Filho até a altura do Midway Mall, orla marítima da cidade (Ponta a Negra a Redinha), Ponte Newton Navarro (LED/RGB), Viaduto estaiado de Prudente de Morais (LED/RGB) e Pórtico dos Reis Magos (LED/RGB).

Outros projetos de iluminação da cidade estão sendo realizados. Na Zona Norte, por exemplo, desde 2015 foi executada a troca de lâmpadas de vapor de sódio por vapor metálico em avenidas como João Medeiros Filho e Tomaz Landim. Já na Rota do Sol foram implantados novos postes e realizada a troca de suportes, braços e luminárias. No último mês de março, a Semsur também iniciou a recuperação e modernização da iluminação pública da Avenida Senador Dinarte Mariz, a Via Costeira. O processo contempla a substituição da rede elétrica, recolocação e substituição de postes atingidos por colisões e substituição de todos os suportes das luminárias, que terão dois metros de projeção sobre a via. Ao todo, 237 postes estão sendo recuperados, substituídos ou implantados, todos com suporte e resistentes à ação da maresia. Cerca de 450 luminárias estão sendo substituídas e as atuais lâmpadas de vapor de sódio serão substituídas em sua totalidade por lâmpadas de vapor metálico. A expectativa é de que todo o projeto seja executado até o fim de junho.

REFERÊNCIA

O secretário de Serviços Urbanos, Antônio Fernandes, reforça que Natal é considerado um case em iluminação pública no país, o que rendeu um convite para a maior feira da indústria da iluminação da América Latina, que será realizada este ano, em São Paulo. “Desde 2014, a Prefeitura do Natal busca uma iluminação mais eficiente, moderna e sustentável. Estamos expandindo a rede de iluminação pública com lâmpadas de LED, tecnologia fundamental para gerar, entre outras vantagens, uma economia entre 60% a 70% de energia no setor de iluminação pública. Após o serviço ser finalizado na Ribeira, vamos atingir os canteiros centrais da Avenida Presidente Café Filho até o início da Ponte Newton Navarro, a Avenida Presidente Getúlio Vargas, mas conhecida como Ladeira do Sol, e o trapiche da Redinha”, destacou.

O titular da Semsur também enfatiza que continuam sendo executados serviços de troca de lâmpadas de vapor de sódio por vapor metálico nas quatro regiões administrativas da cidade. “As melhorias no parque de iluminação pública com a ampliação dos resultados luminotécnicos, que ocasionam uma maior claridade na cidade, também são uma grande contribuição do poder público municipal para a segurança da população, já que inibe ações delituosas”, finalizou Antônio Fernandes.

Publicidade

Rafael Nicácio Editor e repórter do Portal N10. Já trabalhou na Assecom (Assessoria de Comunicação do Governo do RN) e na Ascom (Assessoria de Comunicação da UFRN).
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!