Home Notícias Brasil RN Reservatórios do RN estão com menos de 25% de sua capacidade

Reservatórios do RN estão com menos de 25% de sua capacidade

Reservatórios do RN estão com menos de 25% de sua capacidade
Barragem Umari / Foto: SEMARH
0

Reservatórios de água no Rio Grande do Norte estão com apenas 24% de sua capacidade. Tal situação é dada como preocupante. A informação é da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) obtida junta à Agência Nacional de Águas (ANA). Em 2012, os reservatórios potiguares estavam com 71% de sua capacidade.

Somente neste ano, o índice já caiu 2,5%, enquanto a média de redução na região Nordeste foi de 1%. Atualmente, nove municípios potiguares estão em colapso e 33 convivem com o rodízio de água.

Entre as ações já realizadas no combate aos efeitos da seca, entre obras emergenciais, de médio e longo prazo, está a retomada das obras da barragem de Oiticica e do Sistema Adutor do Alto Oeste.

A maior parte dos recursos (61%) está sob a tutela da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), o que corresponde a R$ 429 milhões. A Companhia de Águas e Esgotos (Caern) detém outros R$ 221 milhões. O restante está distribuído entre outras pastas e órgãos do governo.

Dentro das ações emergenciais já executadas está a perfuração de mais de 154 poços só neste ano. A previsão é de que, até setembro próximo, sejam instalados mais 71 nos municípios com pior situação hídrica, e recuperados outros 100. Também neste ano, deve-se ultrapassar a marca de 1000 cisternas entregues no RN, através do programa Brasil Sem Miséria, gerido no estado pela Secretaria de Ação Social (Sethas).

Com informações do Jornal De Fato

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!