Notícias

Representantes brasileiros participam de reunião sobre Cidades Inteligentes em Lisboa

Representantes de oito cidades brasileiras participaram nesta quarta-feira (21), na cidade de Lisboa, em Portugal, de reunião com a Comissão Europeia sobre Cidades Inteligentes e Humanas. O evento faz parte do acordo estabelecido entre a Comissão, a Frente Nacional de Prefeitos e a Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas.

A cidade do Natal integra a Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas, em parceria com o Instituto Metrópole Digital (IMD), da UFRN, e foi representada em Lisboa pela diretora de Desenvolvimento Socioeconômico da Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLA), Irani Santos, e os professores universitários Thais Batista e Frederico Lopes.

Participaram, ainda, do evento as cidades de Anápolis, Belém, Belo Horizonte, Joinville, Porto Alegre, Recife e Vitória. Natal, Belém e Vitória apresentaram propostas que servirão de base técnica à elaboração de um documento que relata as diretrizes para um projeto brasileiro de cidades inteligentes e humanas e que, também, será entregue ao Governo Brasileiro, para que sirva de base ao acordo bilateral que será celebrado entre o Brasil e a União Europeia, em novembro próximo.

A comitiva do Brasil foi chefiada pelo Presidente da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas, André Gomyde, da cidade de Vitória, e teve como “chairman” o Prefeito de Joinville, Udo Dohler (vice-presidente para assuntos relacionados a iluminação pública e um dos fundamentos das cidades inteligentes), que representou o Presidente da FNP Márcio Lacerda e que será o articulador da reunião da Diretoria da FNP com o Governo Brasileiro.

A Cidade Inteligente e Humana é aquela que utiliza as tecnologias disponíveis em favor do bem-estar e da melhoria da qualidade de vida das pessoas. Ela transforma as cidades digitais, incluindo as pessoas em um grande processo de co-criação com o setor público. Estes conceitos e as metodologias foram desenvolvidas pelo Professor-Doutor da Universidade de Aalto Helsinki (Finlândia), Álvaro de Oliveira, que é também o facilitador das conversas entre o Brasil e a União Europeia.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.