Home Notícias Brasil Representantes brasileiros participam de reunião sobre Cidades Inteligentes em Lisboa

Representantes brasileiros participam de reunião sobre Cidades Inteligentes em Lisboa

Representantes brasileiros participam de reunião sobre Cidades Inteligentes em Lisboa
Foto: Divulgação
0

Representantes de oito cidades brasileiras participaram nesta quarta-feira (21), na cidade de Lisboa, em Portugal, de reunião com a Comissão Europeia sobre Cidades Inteligentes e Humanas. O evento faz parte do acordo estabelecido entre a Comissão, a Frente Nacional de Prefeitos e a Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas.

A cidade do Natal integra a Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas, em parceria com o Instituto Metrópole Digital (IMD), da UFRN, e foi representada em Lisboa pela diretora de Desenvolvimento Socioeconômico da Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLA), Irani Santos, e os professores universitários Thais Batista e Frederico Lopes.

Participaram, ainda, do evento as cidades de Anápolis, Belém, Belo Horizonte, Joinville, Porto Alegre, Recife e Vitória. Natal, Belém e Vitória apresentaram propostas que servirão de base técnica à elaboração de um documento que relata as diretrizes para um projeto brasileiro de cidades inteligentes e humanas e que, também, será entregue ao Governo Brasileiro, para que sirva de base ao acordo bilateral que será celebrado entre o Brasil e a União Europeia, em novembro próximo.

A comitiva do Brasil foi chefiada pelo Presidente da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas, André Gomyde, da cidade de Vitória, e teve como “chairman” o Prefeito de Joinville, Udo Dohler (vice-presidente para assuntos relacionados a iluminação pública e um dos fundamentos das cidades inteligentes), que representou o Presidente da FNP Márcio Lacerda e que será o articulador da reunião da Diretoria da FNP com o Governo Brasileiro.

A Cidade Inteligente e Humana é aquela que utiliza as tecnologias disponíveis em favor do bem-estar e da melhoria da qualidade de vida das pessoas. Ela transforma as cidades digitais, incluindo as pessoas em um grande processo de co-criação com o setor público. Estes conceitos e as metodologias foram desenvolvidas pelo Professor-Doutor da Universidade de Aalto Helsinki (Finlândia), Álvaro de Oliveira, que é também o facilitador das conversas entre o Brasil e a União Europeia.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!