Representantes brasileiros participam de reunião sobre Cidades Inteligentes em Lisboa

Representantes de oito cidades brasileiras participaram nesta quarta-feira (21), na cidade de Lisboa, em Portugal, de reunião com a Comissão Europeia sobre Cidades Inteligentes e Humanas. O evento faz parte do acordo estabelecido entre a Comissão, a Frente Nacional de Prefeitos e a Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas.

A cidade do Natal integra a Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas, em parceria com o Instituto Metrópole Digital (IMD), da UFRN, e foi representada em Lisboa pela diretora de Desenvolvimento Socioeconômico da Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLA), Irani Santos, e os professores universitários Thais Batista e Frederico Lopes.

Participaram, ainda, do evento as cidades de Anápolis, Belém, Belo Horizonte, Joinville, Porto Alegre, Recife e Vitória. Natal, Belém e Vitória apresentaram propostas que servirão de base técnica à elaboração de um documento que relata as diretrizes para um projeto brasileiro de cidades inteligentes e humanas e que, também, será entregue ao Governo Brasileiro, para que sirva de base ao acordo bilateral que será celebrado entre o Brasil e a União Europeia, em novembro próximo.

A comitiva do Brasil foi chefiada pelo Presidente da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas, André Gomyde, da cidade de Vitória, e teve como “chairman” o Prefeito de Joinville, Udo Dohler (vice-presidente para assuntos relacionados a iluminação pública e um dos fundamentos das cidades inteligentes), que representou o Presidente da FNP Márcio Lacerda e que será o articulador da reunião da Diretoria da FNP com o Governo Brasileiro.

A Cidade Inteligente e Humana é aquela que utiliza as tecnologias disponíveis em favor do bem-estar e da melhoria da qualidade de vida das pessoas. Ela transforma as cidades digitais, incluindo as pessoas em um grande processo de co-criação com o setor público. Estes conceitos e as metodologias foram desenvolvidas pelo Professor-Doutor da Universidade de Aalto Helsinki (Finlândia), Álvaro de Oliveira, que é também o facilitador das conversas entre o Brasil e a União Europeia.

você pode gostar também

error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!