Notícias

Relatório divulgado nesta quinta (12) revela qualidade da água em Natal

O relatório quadrimestral do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para o Consumo Humano (Vigiagua), divulgado pelo Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (DVS-SMS), revelou que das 191 amostras de água coletadas entre janeiro e abril no município, 41,88% apresentaram presença de cloro residual livre fora do padrão. A análise se estendeu também para os parâmetros de coliformes totais, nitrato, turbidez, cor aparente, Ph e coliformes termotolerantes.

O chefe da Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador (Visamt), Marcílio Xavier, disse que o programa realiza a vigilância constante da água oferecida à população de Natal e todos os estabelecimentos onde foram coletadas as amostras fora do padrão são notificados para sanarem as irregularidades. “Um dos resultados práticos é que a quantidade de locais com problemas de nitrato, como, por exemplo, no bairro do Pajuçara, diminuiu bastante nos últimos anos. E assim é com os outros parâmetros analisados”.

De acordo com o relatório, divulgado nesta quinta-feira (12), das 191 amostras analisadas, 17,63% estavam fora do padrão no parâmetro coliformes totais, onde o limite é a ausência total. Já para o índice de nitrato, 6,34% das análises totais estavam em desconformidade com o padrão, que é no máximo 10 mg/L.

Sobre o cloro, ele explicou que a substância é um desinfetante bacteriológico adicionado na água para evitar a proliferação de microrganismos, mas que em quantidades acima do padrão, compromete a qualidade desta. E que o bairro de Ponta Negra apresentou os maiores índices fora do padrão dos parâmetros de cloro residual livre e coliformes totais.

“Por coincidência, Ponta Negra se mostrou ter uma alta incidência de doenças diarreicas. Uma hipótese é que a ausência ou os baixos níveis de cloro residual livre possam acarretar a proliferação de microrganismos, daí a presença de coliformes e o adoecimento da população”.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.