Home Notícias Variedades Curiosidades Recorde: Cientistas encontram peixe com 84 anos de idade

Recorde: Cientistas encontram peixe com 84 anos de idade

Recorde: Cientistas encontram peixe com 84 anos de idade
Bight Red Fish. Foto: Reprodução/Daily Mail
0

Um peixe capturado ao largo da costa da Austrália Ocidental estabeleceu um novo recorde no estado sendo o peixe mais velho já encontrado. Com 60 centímetros de comprimento, o Bight red fish – cujo nome científico é Centroberyx gerrardi – foi capturado em novembro do ano passado e tem 84 anos de idade. As informações são do Daily Mail.

O comprimento máximo da espécie do peixe é normalmente 46 centímetros. Mas os cientistas só foram capazes de identificar sua idade analisando os seus ossos. “Não é possível dizer a idade de um peixe só de olhar para ele. Então a sua idade não foi descoberta até seu esqueleto passar por um microscópio no Departamento de Pesca no centro de pesquisa Hillarys”, disse o ministro das Pescas Ken Baston.

A idade do peixe foi determinada pelo número de anéis de crescimento dos ossos do ouvido interno.
A idade do peixe foi determinada pelo número de anéis de crescimento dos ossos do ouvido interno.

A idade do peixe foi determinada pelo número de anéis de crescimento dos ossos do ouvido interno conhecidos como os otolitos.  O processo utilizado é similar ao utilizado para descobrir a idade de árvores por secção transversal dos seus troncos. A descoberta quebrou um recorde anterior de 78 anos realizada em conjunto por um foxfish ocidental (Bodianus frenchii) e um groper graves (Polyprion americanus).

O peixe nasceu em 1929 e seu esqueleto foi coletado como parte de um projeto de pesquisa financiado pelo escritório de Gestão de Recursos Naturais do Estado para avaliar a saúde global das existências do litoral sul.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!