Home Turismo Quer conhecer o litoral do RN? Se liga em nossas dicas

Quer conhecer o litoral do RN? Se liga em nossas dicas

Publicidade

Quer conhecer o litoral do RN? Se liga em nossas dicas
0
Publicidade

Final de semana vai se aproximando e aí nos damos conta de que é hora de descontrair um pouco e falar sobre as praias e lagoas do estado onde o vento faz a curva. No Rio Grande do Norte não falta sol e calor o ano todo, por isso nunca é tarde para preparar as malas e partir para desvendar um pouquinho do litoral potiguar.

Não é segredo que a natureza foi generosa com o lugar e reservou alguns dos cenários mais belos do Brasil. Dunas, coqueiros, praias de águas mornas, falésias, lagoas, ventos propícios para esportes náuticos, peixe fresco e camarão de qualidade – precisa de mais? Sem esforço o Rio Grande do Norte conquista corações e ganha seguidores, que muitas vezes retornam outras vezes para esse cantinho especial do nosso país. Confira alguns locais – dos milhares existentes no RN – por onde já passei e indico para vocês:

Litoral Norte – Genipabu

Genipabu está localizada no município de Extremoz, distante 25 km deNatal-RN. Assim como as praias do litoral sul do Rio Grande do Norte, as do litoral norte também são belíssimas. Dunas e sol compõem um cenário que fará você se sentir num oásis. Além disso, as águas mornas te proporcionarão aproveitar melhor o banho nas lagoas de águas claras e doces. Genipabu-RN é um dos cinco destinos mais visitados nesse estado nordestino. É Lá que você fará passeios inesquecíveis de buggy pelas dunas de areias claras que são rodeadas pela mata atlântica.

Dunas de Genipabu (Foto: SETUR-RN)
Dunas de Genipabu (Foto: SETUR-RN)

É considerada uma área de preservação ambiental. Para chegar lá, o caminho mais interessante e rápido é indo pela Ponte Newton Navarro, que você vai pegar na Praia do Meio, em Natal-RN. De cima da ponte você verá grande parte da beleza natural da cidade do Natal, assim como os prédios que compõem o cenário urbano.

Todas as pessoas que vêm à Genipabu querem conhecer as dunas que já foram cenários de novelas como Tieta do Agreste (1989), O Clone (2001) e mais recentemente Flor do Caribe (2013). Uma curiosidade das dunas de Genipabu é que elas são móveis, se movimentando de acordo com a influência dos ventos. Por isso a paisagem é sempre uma novidade para quem as visita.

Uma prática comum, para diversão nas dunas de Genipabu, é a do “esquibunda”, onde você senta numa prancha de madeira e desce pelas dunas direito para a lagoa de Genipabu que possui águas escuras no tom azul turquesa. O “aerobunda” – atividade onde você desce das dunas por meio de um cabo de aço e cai de “bumbum” na água, também é bastante praticada.

Outro passeio maravilhoso que você só fará em Genipabú é o passeio de dromedário – animal típico do Oriente Médio. Com o traje típico você tira uma foto e todo mundo pensará que você esteve muito mais longe.

Maxaranguape

O farol do Cabo de São Roque é um dos cartões postais do litoral de Maxaranguape, município de cerca de quase 9 mil habitantes, localizado ao Norte de Natal. Maxaranguape possui em seu território destinos como a praia de Maracajaú, além da Barra de Maxaranguape, bastante procurada pelos surfistas e também ótima costa marítima para a pesca.

Na praia de Maracajaú, as águas límpidas, mornas e a quantidade de peixes encontrados, formando um verdadeiro aquário natural (Foto: SETUR-RN)
Na praia de Maracajaú, as águas límpidas, mornas e a quantidade de peixes encontrados, formando um verdadeiro aquário natural (Foto: SETUR-RN)

A árvore do amor, um “abraço” de duas gameleiras, árvore típica da região, é parada obrigatória dos visitantes. Além das praias, lagoas, dunas, manguezais, rio e parrachos compõem a beleza da região. Suas praias também são ideais para a prática de windsurf, jet-ski, mergulho com cilindro, além de trechos de mata que são perfeitos para a prática de trekking e cavalgadas. Maxaranguape oferece ainda um rico artesanato, com peças produzidas em junco, palhas, algas e madeira.

Natal

As primeiras atrações ficam por conta das praias urbanas da capital potiguar. Em Ponta Negra, na Zona Sul da cidade, destaque para o visual do Morro do Careca (veja foto abaixo), um dos principais cartões-postais da capital. Ao longo da praia, há bares, restaurantes, hotéis e pousadas. Pela Via Costeira, rota que liga as zonas Sul e Leste da cidade, é possível chegar às demais praias urbanas com uma bela vista do Parque das Dunas e da praia durante todo o trajeto.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Na outra ponta da via estão as praias dos Artistas, Areia Preta e do Forte – onde é possível visitar a Fortaleza dos Reis Magos (veja fotos abaixo). A edificação conta um pouco da história da capital e do próprio Rio Grande do Norte. O caminho ainda segue pela ponte Newton Navarro, que dá acesso à Praia da Redinha, conhecida pelo prato típico da ginga com tapioca.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Litoral Sul – Praia de Pirangi

A praia de Pirangi está a 15 minutos de Ponta Negra, tomando a pista dupla da Rota do Sol na direção sul. No caminho, vale uma paradinha para fotos em frente à Base de Foguetes da Barreira do Inferno (veja foto abaixo, onde as visitas podem ser agendadas.

Foto: Divulgação / Prefeitura de Parnamirim
Foto: Divulgação / Prefeitura de Parnamirim

Logo em seguida, na Vila de Pium, fica a Praia de Cotovelo, de onde se pode ter a vista da barreira que dá o nome à base. É um despenhadeiro de falésias vermelhas à beira-mar. Em Pirangi também há passeios de barco até os parrachos.

A principal atração de Pirangi é o maior cajueiro do mundo, uma árvore centenária, de dez mil metros quadrados de copa, ainda em expansão e frutificando (veja foto abaixo). Uma taxa simbólica é cobrada para a visita ao cajueiro, sendo revertida para a proteção e manutenção da árvore.

Maior Cajueiro do Mundo (Foto: Divulgação)
Maior Cajueiro do Mundo (Foto: Divulgação)

Barra de Tabatinga

Tabatinga, cidade-praia localizada 45 km de Natal RN ao Sul de Natal e que pertence ao município de Nísia Floresta, é conhecida por suas ondas que fazem da praia o point dos surfistas e palco para competições nacionais dos amantes desse esporte radical. A Praia de Barra de Tabatinga encanta os visitantes por suas belezas naturais e o espetáculo do balé dos golfinhos, que podem ser apreciado nos fins de tarde. Esse cenário inigualável é oferecido pelos mirantes aos seus visitantes, que além de desfrutar da magnífica paisagem podem saborear uma riquíssima gastronomia a base de frutos do mar.

Pedalinhos e caíaques para alugar na Lagoa de Arituba (Foto: Cariocando Por Aí)
Pedalinhos e caíaques para alugar na Lagoa de Arituba (Foto: Cariocando Por Aí)

Há poucos quilômetros da praia está a imperdível um mergulho na paradisíaca Lagoa de Arituba onde é possível fazer um passeio de pedalinhos e de caíaque. A mata preservada ao redor da lagoa também pode ser conhecida durante um passeio de quadriciclo. Imperdível mesmo é aproveitar a oportunidade para praticar a atividade esportiva de aventura chamada tirolesa. Na lagoa o visitante também desfruta das barracas com pratos típicos de frutos do mar.

Pipa
Apontada como um dos dez lugares paradisíacos do Brasil, a praia da Pipa tem o acesso pela BR-101 ou beira-mar. Reduto de hippies e surfistas nos anos setenta, se tornou o local preferido por estrangeiros. Muitos fixaram residência e comércios no local.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Pipa é uma praia simples e chique ao mesmo tempo, com artesanato da terra e lojas de grifes famosas, mas principalmente um recanto de natureza exuberante com praias preservadas, falésias e reservas de mata atlântica. A noite tem opções para todos os gostos. Os visitantes podem conhecer bares, pubs, restaurantes, pizzarias e boates.

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!