Notícias

Putin envia carta a Trump para ‘melhorar relações’ com EUA

(ANSA) – O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou ter recebido uma “bela carta” do mandatário russo, Vladimir Putin, sugerindo uma “melhora nas relações bilaterais”. O magnata republicano revelou à imprensa nesta sexta-feira (23) que o documento é datado de 15 de dezembro e tem como assunto central a “possível melhoria nas relações” entre Rússia e Estados Unidos, que são frágeis desde a Guerra Fria.

“Sérios desafios globais, que os nossos países enfrentaram nos últimos anos, mostram que as relações entre Rússia e Estados Unidos são um fator importante para garantir a estabilidade e a segurança do mundo moderno”, escreveu Putin. “Espero que, quando [Trump] assumir a Presidência dos Estados Unidos, conseguiremos, agindo de modo construtivo e pragmático, alcançar passos reais para restaurar a colaboração bilateral em diversas áreas”, ressaltou o líder russo.

Em uma coletiva de imprensa hoje, Putin também elogiou o republicano e ressaltou que “ninguém acreditava na eleição de Trump”. Segundo Putin, existem falhas na democracia norte-americana e o principal problema está em seu “arcaico sistema eleitoral”. Mesmo assim, o líder do Kremlin garantiu que as relações entre Washinton e Moscou “piores que estão não ficarão” e que, se Trump o convidasse, certamente ele faria uma visita oficial aos EUA.

Desde 2008, Putin realiza anualmente uma coletiva de imprensa, e neste ano, o presidente respondeu por mais de 3 horas a jornalistas de toda parte do mundo. Sobre a crise imigratória na Europa, Putin disse que a União Europeia deve resolver por si só esse problema, e que seu país “tenciona desenvolver relações com a Europa”. Já sobre Aleppo, na Síria, o russo destacou a ajuda da Rússia na libertação da cidade, que, segundo ele, não seria possível sem o apoio da Turquia, do Irã e das forças governistas do sírio Bashar al-Assad.

Ao ser questionado sobre a morte do embaixador russo na Turquia, na última segunda-feira (22), Putin acusou um complô dentro da estutura da Turquia. “O fato de um policial turco ter matado o nosso embaixador significa uma infiltração de elementos destrutivos no Exército e na polícia da Turquia”, disse o presidente, garantindo que, mesmo assim, o incidente não mudará as relações entre os dois países. Por fim, Putin, eleito pela quinta vez consecutiva o homem mais poderoso do mundo pela mídia internacional, justificou que a relação da Rússia com o Ocidente depende das “sanções aplicadas a Moscou”.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Pele saudável no outono: confira como conseguir. Casais modernos, atenção: limites que fazem a diferença. Gear Fit2: Um treino focado durante o outono/inverno. Segredos para garantir que seus tênis brancos estejam reluzentes! Conheça dicas essenciais para manter a hidratação dos cabelos tingidos! Alimentos sem glúten para intolerantes: confira! Siga estes simples passos para manter seu coração saudável! Vida agitada? Essas plantas são a solução perfeita para você! Receita clássica de arroz doce! Prepare este suco verde e veja os quilos extras desaparecerem!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.