Home Notícias Universo Projeto de Stephen Hawking continua em busca de extraterrestres

Projeto de Stephen Hawking continua em busca de extraterrestres

Publicidade

Projeto de Stephen Hawking continua em busca de extraterrestres
Imagem: ESO/M. Kornmesser
0
Publicidade

(ANSA) – A maior iniciativa em busca de vida extraterrestre começa a dar seus primeiros passos na Austrália. O projeto, intitulado “Breakthrough Initiatives” (“Iniciativa Inovadoras”, em tradução livre), revelou as primeiras observações de um planeta parecido com a Terra e propenso a ter vida. Trata-se de um astro que orbita a estrela Proxima Centauri, a mais próxima ao Sol, na constelação Centauro.

O planeta Proxima b – ou como os astrônomos o apelidaram, Exo-Earth (Exo Terra) – apresenta características propícias para o desenvolvimento de vida. As observações foram feitas pelo telescópio Parkes, localizado na Austrália. Mas esse é só o primeiro passo da iniciativa. O objetivo do projeto, estimado em US$ 100 milhões e criado pelo físico Stephen Hawking, com colaboração do russo Yuri Milner, é essencialmente achar extraterrestres. Para isso, os astrônomos estão fazendo um mapeamento detalhado das estrelas e planetas mais próximos ao nosso sistema solar.

“O Planeta b está a uma distância pequena da Terra – menos de 4,5 anos-luz -, é altamente improvável a existência de outra vida inteligente nesse curto espaço”, observa Giancarlo Gente, engenheiro aeroespacial do Politécnico de Turim e único italiano envolvido no projeto.

“Todavia, a proximidade do sistema Alpha Centauri e suas estrelas com a Terra as tornam ideais para hipotéticas viagens interestelares. Por isso, vale a pena estudá-las”, completou Gente.

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato (contato.portaln10@gmail.com) para solicitar a matéria!