Home Notícias Ciência Projeto da UFRN e HPPSL pesquisa benefícios da corrida para tratamento da dependência

Projeto da UFRN e HPPSL pesquisa benefícios da corrida para tratamento da dependência

Publicidade

Projeto da UFRN e HPPSL pesquisa benefícios da corrida para tratamento da dependência
Foto: Orlando Kissner/ Fotos Públicas
0
Publicidade

A implantação de um programa pioneiro de extensão e pesquisa envolvendo a atividade física da corrida e seus benefícios no tratamento da dependência química foi tema de reunião promovida, no último dia 31 de março, no Hospital Psiquiátrico Severino Lopes (HPPSL). O encontro contou com a participação da equipe interdisciplinar do hospital e dos professores da UFRN dos departamentos de Educação Física, Biofísica e Farmacologia, Vanessa Rachetti e Eduardo Torres; como também de alunos do mestrado, Marcus Vinícius, e de doutorado, Kell da Costa.

O programa proposto pretende avaliar e entender como a atividade de corrida pode auxiliar no controle da ansiedade e na diminuição do estresse dos dependentes químicos. A equipe do projeto pretende selecionar um grupo de pacientes avaliando o antes e o depois para observar o que acontece no cérebro desses participantes, como por exemplo o aumento da irrigação e estímulo de áreas cerebrais. A intervenção da pesquisa será feita num intervalo de 3 meses, podendo vir a se tornar uma ação permanente com a participação da graduação da UFRN.

O diretor Cláudio Lopes considera muito importante a interação entre assistência e universidade, “o hospital está sempre de portas abertas para receber a Academia. Desde a época do nosso fundador Severino Lopes procuramos trazer os estudantes universitários para dentro da instituição. Na época realizávamos reuniões acadêmicas que continuam até hoje”, comentou Lopes. Para ele essas ações podem contribuir de forma efetiva com a melhoria da saúde da população.

A Prof.ª Vanessa Rachetti lembrou que nos anos de 2012 a 2014 ela coordenou no hospital o projeto “O efeito do exercício físico sobre o humor e a cognição de pacientes em fase de tratamento para a dependência química” desenvolvido no HPPSL. Esse estudo apresentou resultados científicos bastante positivos na escala de ansiedade e depressão dos pacientes

As ações do projeto também se estendem à equipe que compõe a instituição, com foco nos fumantes. Fazendo parceria com o projeto já existente, “Hospital Livre do Cigarro”, cujas atividades desenvolvidas visam orientar os pacientes e os funcionários sobre os riscos do tabagismo e auxiliar na libertação desse vício.

Publicidade

Rafael Nicácio Editor e repórter do Portal N10. Já trabalhou na Assecom (Assessoria de Comunicação do Governo do RN) e na Ascom (Assessoria de Comunicação da UFRN).
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!