Home Notícias Brasil RN Natal Programa “Ronda da Saúde” começa funcionar nesta terça-feira (4) em Natal

Programa “Ronda da Saúde” começa funcionar nesta terça-feira (4) em Natal

Programa “Ronda da Saúde” começa funcionar nesta terça-feira (4) em Natal
Foto: Divulgação / SMS
0

A Prefeitura do Natal anunciou que a partir desta terça-feira (4) a cidade passa a contar com o programa Ronda da Saúde (Rondas), que vai garantir um reforço no policiamento e a segurança das 82 unidades de saúde distribuídas nos cinco distritos sanitários da capital. Ao todo, serão cinco viaturas, seis motocicleta e 31 homens que atuarão especificamente na Ronda da Saúde.

O “Ronda da Saúde” é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, que será executado pelos profissionais da Guarda Municipal.

A implantação do programa, segundo o secretário Luiz Roberto Fonseca, atende um apelo dos profissionais, diante das ocorrências de assaltos e arrombamentos nos serviços de saúde, trazendo um impacto financeiro e psicológico para os servidores e objetiva garantir a segurança das unidades de saúdes, dos servidores e usuários. “Nós ousamos ao celebrar esse convênio, que vai possibilitar a proteção dos profissionais e a preservação de todos os serviços”.

“Com equipamentos de ponta, o Rondas atuará nos cinco Distritos Sanitários, contemplando 82 serviços de saúde. Estamos somando esforços, e com a força de Deus, a experiência e capacidade profissional da nossa guarda, iremos garantir a segurança das nossas unidades de saúde e acabar com essa criminalidade”, explicou o comandante da Guarda Municipal de Natal, Michel Dantas.

Cada Distrito terá um coordenador. O distrito Sul e Leste terá, cada um, uma viatura com três agentes. O Distrito Oeste, uma viatura e um trio de motociclistas e os Distritos Norte I e II, terão duas viaturas, e um trio de motociclistas dando apoio aos dois distritos. A forma de atuação será igual para todos os distritos com ronda diária de patrulhamento, para evitar que o crime aconteça e garantir a segurança nos serviços de saúde. Além disso, serão realizadas reuniões periódica para manter sempre o padrão de qualidade de atuação.

A rápida comunicação entre estes profissionais e os demais órgãos da Segurança Pública ocorrerá por meio de rádios veiculares e Hts cedidos pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), o que possibilitará ainda o monitoramento dos veículos por meio do sistema de GPS, semelhante ao que ocorre atualmente com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil.

Além de agir de forma preventiva com o patrulhamento das unidades de saúde e áreas adjacentes, visando reduzir o crime e a violência e aumentar a segurança, o Rondas também vai criar e manter um banco de dados estatísticos, compartilhado entre a SMS e Semdes com informações referentes às ações, intervenções, orientações e repreensão, visando à proposição de ações efetivas frente ao diagnóstico de alguma situação que possa gerar ou impactar atos violentos internos ou externos a unidade de saúde.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!