Notícias

Programa de computador “detecta” criminosos por suas características faciais

Um controverso programa de computador desenvolvido pela Shanghai Jiao Tong University, na China, permite identificar criminosos por suas características faciais com uma precisão de 89,5%, segundo dizem os cientistas Xiaolin Wu e Zi Zhang no estudo intitulado “Automated Inference on Criminalist using Face Images” (Conclusão automatizada sobre o crime usando imagens de rostos), que avalia as características da boca, olhos e narizes dos indivíduos para determinar se eles são criminosos ou não.

O experimento foi realizado utilizando 1.856 fotografias de homens chineses com idade entre 18 e 55 anos, com cabelos raspados e sem cicatrizes ou marcas faciais. Do total de participantes, 730 eram criminosos que estavam servindo uma sentença ou ausentes. E destes, 235 foram acusados de crimes violentos, incluindo assassinatos, estupros, sequestros, assaltos e roubos e outros crimes sem sangue, tais como fraude, falsificação e corrupção.

Depois de estabelecer um algoritmo com quatro sistemas de classificação das suas características faciais distintas, 90% das imagens foram usadas para treinar o programa para reconhecer as diferenças e distinguir entre criminosos e não-criminosos. Quando os pesquisadores utilizaram o resto das fotos – 10% – para o programa de computador identificar criminosos, houve uma precisão de 89,5% nos resultados.

De acordo com o estudo, você pode determinar se uma pessoa é um criminosa ou não considerando três características faciais. A primeira é que a curvatura do lábio superior é, em média, 23,4% mais elevada em infratores. A segunda é que a distância entre os olhos é ligeiramente mais baixa (5,6%) nesses indivíduos. E, finalmente, o ângulo entre as duas linhas desenhadas a partir da ponta do nariz para os cantos da boca é de 19,6% menor.

Críticas

O estudo ainda não foi revisto por outros pesquisadores, embora especialistas e criminologistas criticam que o estudo baseia-se na aparência de criminosos deixando de lado o seu comportamento. Além disso, o desenvolvimento de tais programas levanta preocupações sobre a forma de como as autoridades podem usar esse tipo de software.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.