Home Notícias Brasil RN São José de Mipibu Produtores iniciam colheita de milho e feijão em São José de Mipibu

Produtores iniciam colheita de milho e feijão em São José de Mipibu

Publicidade

Produtores iniciam colheita de milho e feijão em São José de Mipibu
Foto: Divulgação
0
Publicidade

Na próxima quarta-feira (22), a partir das 5h, a Comunidade Laranjeira dos Cosmes, localizada no município de São José de Mipibu, distante cerca de 30 quilômetros da capital potiguar, realizará a colheita do milho e do feijão gerados a partir das sementes doadas pelo Governo do Estado no início deste ano.

A ação acontece a partir do programa Banco de Sementes, coordenado pela Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), em parceria com a Emater-RN e Prefeitura Municipal de São José de Mipibu, que distribuiu 1,5 tonelada de sementes, cuja colheita começa agora.

As terras para o plantio ficaram a cargo da Prefeitura de São José, que arrendou e cedeu os 34 hectares, beneficiando 200 famílias que trabalham no cultivo das duas variedades de cereais.

O milho, em particular, é um cereal que faz parte da cultura do Nordeste, e sua presença na mesa de nosso povo se mostra ainda mais marcante durante as festividades juninas. Nas comemorações em louvor aos padroeiros não pode faltar pamonha, munguzá ou canjica.

E tudo é bem aproveitado. Além de utilizar o milho para produzir as iguarias, com a palha do milho, será feita silagem (método de produção que consiste na conservação de forragem para alimentação animal) que beneficiará os pequenos criadores de gado do município.

Banco de Sementes

O Programa de Distribuição de Sementes é desenvolvido a partir do Banco de Sementes. Dessa forma, o agricultor recebe os grãos e se compromete a devolver a mesma quantia para o próximo ano, garantindo assim a retroalimentação do sistema.

Já foram entregues, este ano, mais de 604 toneladas de grãos de milho, feijão, arroz e sorgo a quase 46 mil agricultores de todo o estado. A Emater-RN atua na distribuição das sementes e no acompanhamento do plantio junto aos pequenos produtores locais.

Publicidade

Rafael Nicácio Editor e repórter do Portal N10. Já trabalhou na Assecom (Assessoria de Comunicação do Governo do RN) e na Ascom (Assessoria de Comunicação da UFRN).
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!