Home Notícias Brasil RN Natal Prefeitura inaugura Hospital Municipal de Natal nesta sexta-feira (18)

Prefeitura inaugura Hospital Municipal de Natal nesta sexta-feira (18)

Prefeitura inaugura Hospital Municipal de Natal nesta sexta-feira (18)
Foto: João Maria Alves
0

A população de Natal que ganhou nesta sexta-feira (18) o seu primeiro hospital municipal. O Hospital Municipal Doutor Newton Azevedo foi entregue pelo prefeito Carlos Eduardo, em solenidade que contou com a participação, entre outras autoridades, do ministro da Saúde Marcelo Castro. A unidade de saúde tem capacidade para realizar 500 internações e 23 mil atendimentos por mês e está estruturada com 80 leitos, sendo 10 de Terapia Intensiva, cinco de psiquiatria, oito de pediatria clínica, 35 de clínica médica e 22 de clínica cirúrgica. A unidade hospitalar contará também com atendimento 24 horas em ortopedia clínica e em pronto atendimento adulto e infantil.

Para colocar o Hospital Municipal em funcionamento, a Prefeitura reformou o prédio alugado e pertencente ao antigo Hospital Médico Cirúrgico. Nas obras de readequação, coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde, foi realizado um investimento de R$ 200 mil, cujo valor será abatido do contrato de aluguel. O custeio da unidade será feito em parceria com o Ministério da Saúde, que repassará R$ 1 milhão por mês. O ministro Marcelo Castro garantiu o repasse dessa verba para o município.

“O SUS só funciona bem quando tem a participação da União, dos estados e dos municípios. Natal é um exemplo na integração das ações de saúde pública com o Governo Federal, Estadual e Municipal. Natal tem dado passos significativos para melhorar a saúde pública da região. Seremos parceiros para dar ao povo do Rio Grande do Norte uma saúde de qualidade,” disse o ministro. Ainda em seu discurso, ele elogiou o prefeito Carlos Eduardo pelo “gesto corajoso de construir um Hospital de portas abertas com tanta qualidade como esse”.

O secretário municipal de Saúde, Luiz Roberto da Fonseca Luiz Roberto também destacou a coragem do Prefeito Carlos Eduardo em, num momento de crise, investir em Saúde. “O município de Natal investe hoje 25% de seu orçamento em saúde. Muito mais do que determina a lei que é 15%”, disse o secretário, que aproveitou para agradecer publicamente a equipe de servidores da Secretaria de Saúde de Natal.

Também participaram da inauguração do Hospital Municipal Newton Azevedo, o Ministro do Turismo Henrique Eduardo Alves, os senadores Garibaldi Alves Filho e Fátima Bezerra, os deputados federais Walter Alves e Antônio Jácome, o deputado Jacó Jácome, vereador Felipe Alves, Raniere Barbosa, Ubaldo Fernandes, secretários municipais, o secretário estadual de Saúde, Ricardo Lagreca, que representou o Governador Robinson Faria, familiares do médico Newton Azevedo, que dá nome ao hospital, entre outras autoridades.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Estrutura

O Hospital Municipal Newton Azevedo dispõe de recepção, sala de atendimento, salas administrativas, sala de reanimação, três salas no bloco cirúrgico, sala de Raios-X, central de esterilização, subestação de energia com grupo gerador, espaço para o serviço de Nutrição e Dietética, refeitório, farmácia, necrotério, laboratório, almoxarifado e, ainda, dos espaços para os prontos atendimentos de urgência e emergência. No primeiro e no segundo andar, funcionarão as emergências infantis e adultas, além de setores de internamento.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A nova unidade hospitalar concentrará os atendimentos que hoje são realizados no Pronto Atendimento Infantil Sandra Celeste e o Hospital dos Pescadores. Aproximadamente 340 funcionários serão deslocados para a unidade, sendo uma parte deles transferido do Sandra Celeste e a outra, do Hospital dos Pescadores. Os demais servidores do novo Hospital foram convocados em processo seletivo.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!