Notícias

Prefeitura do Natal oferece descontos de até 22% no IPTU 2017

A Prefeitura do Natal começou a enviar no dia 6 de dezembro os carnês do IPTU 2017 com o desconto de 22% para quem preferir pagar até o dia 23 de dezembro e estiver em dia com os tributos municipais. A medida faz parte do programa Bom Pagador instituído no ano passado que busca premiar os contribuintes adimplentes com as obrigações fiscais no município. Quem optar pelo pagamento à vista em cota única na data do vencimento do carnê, o desconto é de 10%.

Para usufruir de descontos no valor do IPTU, o contribuinte deve estar em dia com todas as suas obrigações perante a Fazenda Municipal. Dessa forma, se o cidadão possuir débitos de outra natureza (ISS, ITIV, taxas, etc) não poderá gozar dos descontos. Ao todo, são 87.687 imóveis de todas as regiões de Natal aptos a aderirem a esse regime.

Os donos dos imóveis que optarem pelos descontos devem acessar o site da Semut (www.natal.rn.gov.br/semut) para a geração do boleto e para pagamento. Podem ainda esperar a chegada dos carnês nas residências, que começaram a ser distribuídos no dia 6 de dezembro. Quem quiser, também pode buscar atendimento na sede da Semut, que fica na localizada na Rua Açu, 394, no Tirol.

Quem não receber o carnê do IPTU nesse primeiro grupo, é porque possui alguma restrição no sistema da Semut. No entanto, esses contribuintes também podem ganhar o direito ao desconto de 22%. “Basta que esses donos de imóveis busquem a sua regularização junto à Secretaria até o dia 23 de dezembro”, explica o secretário de Tributação de Natal, Ludenilson Lopes.

O titular da Semut lembrou que no ano passado, com este mesmo regime especial de pagamento, foram arrecadados pouco mais de R$ 45 milhões de reais, para este a ano a expectativa é positiva, porém acredita que em virtude do agravamento da crise financeira não será possível chegar a este montante.

“Frisamos que a maioria dos municípios está aumentando impostos e excluindo benefícios para a população. Entendendo que o cidadão já está sendo muito penalizado em meio a este cenário desfavorável vivido no país, o prefeito Carlos Eduardo vai na contramão dessa realidade, e determina a adoção de medidas que premiam os contribuintes que pagam seus impostos em dia, bem como estimulam aqueles que ainda não estão a buscarem ficar em dia com as suas obrigações para ter direito aos descontos”, disse Ludenilson.

A Semut mantém os descontos para quem deseja regularizar a sua situação junto ao Fisco Municipal. O percentual de desconto varia de acordo com a quantidade de parcelas que o contribuinte escolher para pagar seus débitos.

BENEFÍCIOS PARA PAGAMENTO DE DÉBITOS

1 parcela- Desconto de 50% nos juros e multas
2 a 6 parcelas = Desconto de 40% nos juros e multas
7 a 12 parcelas – Desconto de 30% nos juros e multas
13 a 18 parcelas – Descontos 20% nos juros e multas
19 a 24 parcelas – Descontos de 10% nos juros e multas
24 a 30 parcelas – Descontos de 5% nos juros e multas
31 a 48 parcelas – Sem desconto

Ludenilson Lopes argumenta que o pagamento em dia, além de garantir o desconto, permite a regularidade fiscal do contribuinte com a sua cidade, viabilizando com isso a realização de obras publicas e manutenção de serviços na saúde, educação, e na conservação das vias públicas. “O IPTU é um tributo essencial para o bom funcionamento da administração pública”.

Todos os detalhes sobre o programa Bom Pagador podem ser conferidos AQUI.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para aliviar o estresse no ambiente de trabalho! Conheça os perigos do consumo exagerado de ansiolíticos! Métodos infalíveis para deixar seu cachorro mais zen! Saiba mais sobre os distúrbios de sono! Receita descomplicada para fazer um delicioso iogurte natural! Dicas para manter seu esmalte impecável por um período maior! Delícia matinal em apoucos minutos de preparo! Colesterol baixo de forma natural e rápida, sim! Sexta Santa: colha Macela para ter benefícios máximos! Sobremesa pronta em minutos: Mousse de Maracujá!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.