Home Notícias Brasil RN Natal Prefeitura apresenta Plano de Mobilidade Urbana de Natal

Prefeitura apresenta Plano de Mobilidade Urbana de Natal

Publicidade

Prefeitura apresenta Plano de Mobilidade Urbana de Natal
Foto: Marco Polo
0
Publicidade

A Prefeitura do Natal realizou nesta segunda-feira (15) a apresentação do Plano de Mobilidade Urbana, que é obrigatório para cidades com mais de 20 mil habitantes. A solenidade, realizada no Parque da Cidade, foi comandada pelo prefeito Carlos Eduardo.

De acordo com a gerente da TecTran, Mariana Moura, consultora do projeto, o foco do plano é o transporte de pedestre, além de incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte. A expectativa do Executivo Municipal é contar com a participação popular em todas as etapas da construção do documento que vai direcionar as ações de mobilidade da cidade, o que será possível com as audiências públicas que serão promovidas nas quatro regiões da cidade, a partir desta terça-feira (16).

Ainda segundo a gerente da TecTran – consultoria de transporte -, o Plano de Mobilidade Urbana de Natal será realizado em várias etapas. A primeira delas, que já vem sendo executada, é o Planejamento Executivo e Levantamento de Dados. “Teremos também a etapa de Diagnóstico e Tendências; Plano de Gestão da Demanda, por exemplo, o que precisa ser feito para que as pessoas possam dar preferência ao transporte coletivo, a pé ou de bicileta, ao invés do transporte individual. Tudo isso será feito com a participação dos moradores, das associações comunitárias que poderão apresentar sugestões para ajudar na proposta final que fixará as regras e as metas para garantir o aperfeiçoamento da mobilidade urbana em Natal”, disse Mariana Moura.

E a participação popular na construção do Plano de Mobilidade Urbana de Natal já começa nesta terça-feira (16) com a audiência pública da Região Sul, que acontece no CREA, localizado na Av. Salgado Filho,1840- Lagoa Nova. Na quarta-feira (17) é a vez da Região Oeste, que realizará reunião no Cemure – Av. Coronel Estevam, 3705 – Nazaré. A audiência da Região Leste será no Sesc do Centro – Rua Coronel Bezerra, 33. A da Região Norte será na sexta-feira (19), na Faculdade Estácio – Rua Henrique Dias, S/N – Igapó. As audiências públicas acontecerão sempre no horário das 9h às 13h.

“Esse é um momento muito importante para a Prefeitura do Natal, mas principalmente para a população da cidade. Esse é um projeto de participação da população que é quem utiliza o sistema de transporte público. A nossa expectativa é sancionar o Plano de Mobilidade de Natal até o próximo mês de novembro”, destacou o prefeito Carlos Eduardo.

O secretário-adjunto de Trânsito da STTU, Walter Pedro da Silva, ressaltou a importância da população na construção do PlanMob. “Esse é um momento histórico onde construiremos juntos com a sociedade uma Natal melhor no que diz respeito à mobilidade urbana”, disse Walter Pedro.

Além dos debates nas audiências públicas, a sociedade poderá dar sua contribuição na construção do Plano de Mobilidade através do site www.planmobnatal.com.br, criado para receber as sugestões e críticas, além de disponibilizar todos os documentos criados durante a elaboração do PlanMob e o cronograma e as etapas desse processo.

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!