Prefeitura apresenta Plano de Mobilidade Urbana de Natal

A Prefeitura do Natal realizou nesta segunda-feira (15) a apresentação do Plano de Mobilidade Urbana, que é obrigatório para cidades com mais de 20 mil habitantes. A solenidade, realizada no Parque da Cidade, foi comandada pelo prefeito Carlos Eduardo.

De acordo com a gerente da TecTran, Mariana Moura, consultora do projeto, o foco do plano é o transporte de pedestre, além de incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte. A expectativa do Executivo Municipal é contar com a participação popular em todas as etapas da construção do documento que vai direcionar as ações de mobilidade da cidade, o que será possível com as audiências públicas que serão promovidas nas quatro regiões da cidade, a partir desta terça-feira (16).

Ainda segundo a gerente da TecTran – consultoria de transporte -, o Plano de Mobilidade Urbana de Natal será realizado em várias etapas. A primeira delas, que já vem sendo executada, é o Planejamento Executivo e Levantamento de Dados. “Teremos também a etapa de Diagnóstico e Tendências; Plano de Gestão da Demanda, por exemplo, o que precisa ser feito para que as pessoas possam dar preferência ao transporte coletivo, a pé ou de bicileta, ao invés do transporte individual. Tudo isso será feito com a participação dos moradores, das associações comunitárias que poderão apresentar sugestões para ajudar na proposta final que fixará as regras e as metas para garantir o aperfeiçoamento da mobilidade urbana em Natal”, disse Mariana Moura.

E a participação popular na construção do Plano de Mobilidade Urbana de Natal já começa nesta terça-feira (16) com a audiência pública da Região Sul, que acontece no CREA, localizado na Av. Salgado Filho,1840- Lagoa Nova. Na quarta-feira (17) é a vez da Região Oeste, que realizará reunião no Cemure – Av. Coronel Estevam, 3705 – Nazaré. A audiência da Região Leste será no Sesc do Centro – Rua Coronel Bezerra, 33. A da Região Norte será na sexta-feira (19), na Faculdade Estácio – Rua Henrique Dias, S/N – Igapó. As audiências públicas acontecerão sempre no horário das 9h às 13h.

“Esse é um momento muito importante para a Prefeitura do Natal, mas principalmente para a população da cidade. Esse é um projeto de participação da população que é quem utiliza o sistema de transporte público. A nossa expectativa é sancionar o Plano de Mobilidade de Natal até o próximo mês de novembro”, destacou o prefeito Carlos Eduardo.

O secretário-adjunto de Trânsito da STTU, Walter Pedro da Silva, ressaltou a importância da população na construção do PlanMob. “Esse é um momento histórico onde construiremos juntos com a sociedade uma Natal melhor no que diz respeito à mobilidade urbana”, disse Walter Pedro.

Além dos debates nas audiências públicas, a sociedade poderá dar sua contribuição na construção do Plano de Mobilidade através do site www.planmobnatal.com.br, criado para receber as sugestões e críticas, além de disponibilizar todos os documentos criados durante a elaboração do PlanMob e o cronograma e as etapas desse processo.

você pode gostar também

error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!