Home Notícias Brasil RN Prefeitos definem alternativas para a crise hídrica do Seridó em encontro da FEMURN

Prefeitos definem alternativas para a crise hídrica do Seridó em encontro da FEMURN

Publicidade

Prefeitos definem alternativas para a crise hídrica do Seridó em encontro da FEMURN
0
Publicidade

Prefeitos, secretários, vereadores e equipes de gestão municipal estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira (11), na cidade de Acari, para discutir soluções e definir projetos para atenuar os efeitos da seca nas cidades da região Seridó. A reunião faz parte do Encontro Regional de Prefeitos, coordenada pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), que está percorrendo todas as regiões do estado e estabelecendo propostas para inclusão no Orçamento Participativo do Estado.

Com o tema “A crise hídrica e suas consequências econômicas e sociais para o Seridó”, o evento teve a participação do Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), Mairton França; Diretora de Empreendimentos da Companhia de Águas e Esgotos (CAERN) , Maria Geni Formiga. O vice-presidente da FEMURN e prefeito de Assu, Ivan Júnior, juntamente com anfitrião e prefeito de Acari Isaias Cabral conduziram o evento.

O prefeito Ivan Júnior, analisou o cenário de crise que os municípios potiguares estão vivenciando, e destacou a necessidade de buscar alternativas urgentes para reverter o quadro hídrico dos municípios e conter os danos nos âmbitos econômicos e sociais. “Precisamos de medidas eficazes e que possam ser estendidas ao longo prazo, para que os períodos de estiagem não continuem o provocar os prejuízos que ocasiona. Necessitamos conviver bem com este fenômeno.”, disse.

Durante o Encontro, os prefeitos cobraram a ampliação de ações por parte da SEMARH e expuseram a necessidade de fazer estudos hídricos para examinar a capacidade e definir as condições dos reservatórios do estado. Também, foram estabelecidas, como medidas emergenciais, a ampliação da instalação de poços, desassoreamento dos rios e construções de adutoras, a fim de proporcionar a oferta de água nas regiões mais afetadas. Além disso, a forragem animal também foi uma das providências determinadas para proporcionar melhor desenvolvimento da economia nas cidades.

Ainda no Encontro de Prefeitos do Seridó, foram definidos assuntos prioritários da região para inclusão no Orçamento Participativo do Estado. Uma das prioridades diz respeito à ampliação dos açudes e barragens nas cidades da região. As pautas propostas pelos prefeitos da região do Seridó formalizaram um documento da FEMURN que serão entregues ao Governador Robinson, com o conjunto de ações já estabelecidas nos Encontros realizados em outras regiões do estado.

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!