Home Notícias Economia Prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda começa nesta terça (1º)

Prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda começa nesta terça (1º)

Prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda começa nesta terça (1º)
Foto: Divulgação/Marcelo Camargo
0

O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoas Física 2016 (IRPF) começa nesta terça-feira (1º) e termina no dia 29 de abril. O programa gerador da declaração está disponível no site da Receita Federal. A Receita liberou para download uma série de perguntas e respostas, elaborada para esclarecer dúvidas quanto à apresentação da declaração do imposto referente ao exercício de 2016, ano-calendário de 2015.

Quem perder o prazo está sujeito à multa de 1% do imposto devido por mês de atraso ou de R$ 165,74, prevalecendo o maior valor. A multa máxima equivale a 20%. O aplicativo do Imposto de Renda para dispositivos móveis (tablets e smartphones) na versão Android para a Google Play deve ser liberado hoje. De acordo com a Receita, a versão iOS já foi enviada para a Apple e aguarda autorização.

A versão online da declaração, que estará disponível no Centro Virtual de Atendimento (eCAC) para usuários com certificado digital, é prevista também para ser disponibilizada hoje.

Cerca de 28,5 milhões de contribuintes deverão enviar à Receita Federal a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física em 2016, estima o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir. O número representa crescimento de 2,1% em relação aos 27,9 milhões de documentos entregues no ano passado.

Da Agência Brasil

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!