Home Notícias Brasil RN Mossoró Postos recebem “Selo Verde” contra contaminação em Mossoró

Postos recebem “Selo Verde” contra contaminação em Mossoró

Publicidade

Postos recebem “Selo Verde” contra contaminação em Mossoró
0
Publicidade

 

Os postos Olinda V e Sumaré, ambos de Mossoró, receberam do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) o “Selo Verde”, emitido pela Fundação Norte Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A marca foi entregue na tarde de quinta-feira (9) nos respectivos estabelecimentos.

O 3º Promotor de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Domingos Sávio, destacou que o “Selo Verde” contempla várias normas técnicas que minimizam drasticamente o risco de contaminação do solo e dos aquíferos. “Esses poluentes são substâncias cancerígenas, que podem chegar às casas das pessoas através do abastecimento público de água. Então, se um posto de combustível evita essa contaminação, está cuidando também da saúde das pessoas”, explicou.

O promotor de Justiça mencionou ainda uma reunião realizada com a direção do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema/RN), a fim de tratar das licenças dos postos de combustíveis, necessárias para que os empreendedores executem as reformas. “As licenças ambientais estavam demorando, mas o Idema se sensibilizou com a demanda do Ministério Público e determinou que uma equipe desse prioridade às concessões”, disse.

Presente na entrega da chancela, a analista ambiental do Idema, Adriana Monteiro, explicou que os postos devem apresentar ao órgão os projetos para a emissão do licenciamento. “Se tiver alguma contaminação e o empreendedor apresentar a extensão do problema e o método utilizado para remediação, nós podemos, inclusive, liberar a licença, pois os reparos podem levar até anos, contanto que sejam feitos”, declarou.

Segundo a analista, um posto com “Selo Verde” traz impactos positivos ao meio ambiente e aos clientes de um modo geral. “O consumidor não estará exposto aos contaminantes e além de abastecer o seu veículo, ele estará tendo uma atitude ambientalmente segura e sustentável”, finalizou.

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!