Home Notícias Saúde Portadores de HIV/Aids serão beneficiados com medicamentos mais inovadores

Portadores de HIV/Aids serão beneficiados com medicamentos mais inovadores

Portadores de HIV/Aids serão beneficiados com medicamentos mais inovadores
Foto: divulgação
0

O Sistema Único de Saúde distribuirá aos portadores de HIV dois novos tipos de medicamentos. De acordo com o Ministério da Saúde, na semana atual começa a ser distribuído o Ritonavir 100 miligramas (mg) termoestável. O comprimido inovador reúne dois princípios ativos denominados “dois em um”, e estará disponível nos postos de saúde em dezembro.

Segundo informa Fábio Mesquita, diretor  do departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, o Ritonavir faz parte do coquetel de medicamentos desde 1997, mas ele dependia de armazenamento em geladeira, pois precisava de uma temperatura de 2 Graus centigrados  (C) a 8C° para a conservação.

“Era bem mais complexo”, tinha sempre uma contrariedade na distribuição do medicamento em todo o brasil, pois era preciso estar mantendo a temperatura e ter geladeira em todos os serviços provedores de antirretrovirais. Cerca de 60 mil pessoas deverão ser beneficiadas com a nova versão do medicamento, segundo informa Fábio Mesquita.

O “dois em um” é uma associação do tenofovir 300 mg com a lamivudiva 300 mg em um único comprimido. Esclarece Mesquita que os pacientes que se medicavam precisavam tomar 3 comprimidos, dois de Lamivudina e um de Tenofovir, agora ele é um só. O “dois em um” será concedido apenas para os pacientes que não tem indicação clinica do “três em um” que, além da composição do dois em um, conta com o Efavirez 600 mg. O “dois em um” é fabricado no Brasil pela Farmaguinhos / Fiocruz e beneficiará cerca de 75 mil pacientes.

Para Mesquita os novos medicamentos vão facilitar a vida dos pacientes e melhorar a adesão ao tratamento.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!