Home Notícias Saúde Por que a maioria das dietas falha?

Por que a maioria das dietas falha?

Por que a maioria das dietas falha?
O maior problema é o fator psicológico (Foto: Shutterstock)
0

Há quantas dietas no mundo? Com toda certeza, centenas… e sempre há uma dieta em evidência e alguma celebridade que perdeu muito peso em pouco tempo, aliás, perder muitos quilos em pouco tempo é o sonho da maioria das pessoas!

Porém, não basta cortar carboidratos, proteínas, se alimentar apenas de frutas, verduras e legumes. Não adianta fazer a tal da dieta Detox do momento, se não houver a participação do fator essencial para o emagrecimento efetivo: o cérebro. Sim, é na cabeça que começa o processo real de emagrecimento. É na cabeça que começa o processo de mudança de hábitos!

Quando o indivíduo só vislumbra a estética e se esquece da saúde, acredite, a curto prazo pode até emagrecer, mas não será efetivo, pois os hábitos não foram mudados. Apenas uma necessidade emergencial foi suprida: emagrecer.

É como ter uma doença e tratar apenas os sintomas. Isso não é cura; é emergência, da mesma maneira é em relação ao emagrecimento. Muitas pessoas querem resultados instantâneos e esquecem da saúde, querendo apenas emagrecer por uma data comemorativa, por uma estação do ano, por aceitação social e não colocam a saúde em primeiro lugar.

O processo saudável de emagrecimento requer mudanças de hábitos efetivas e resultados na maioria dos casos, só podem ser vislumbrados a longo prazo.

Dietas que ‘proíbem’ determinados grupos de alimentos não são indicadas. Carboidratos, proteínas, fibras, lipídeos (gorduras), entre outros, são fundamentais para o perfeito funcionamento do organismo.

O que faz com que a maioria das pessoas não consiga atingir o objetivo do emagrecimento é essa urgência em relação aos resultados, e essa urgência não dá o tempo necessário para que trabalhem a mente, para que repensem os hábitos.

Procurar auxílio psicológico e nutricional é fundamental se o desejo não é perder peso para uma ocasião, mas sim, perder peso em prol da saúde, com resultados para a vida toda.

A maioria das dietas falha porque as pessoas não preparam a mente, não mudam verdadeiramente os hábitos e não procuram o equilíbrio: ou não se alimentam ou comem demais. É fundamental ter motivação, disciplina e consciência. Não queira emagrecer apenas por estética, por resultados a curto prazo, queira emagrecer mudando o seu estilo de vida!

Com informações de Daiana Barasa, Grupo Sare

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!