Home Notícias Mundo Poloneses descobrem ‘bunker antinuclear’ de Hitler

Poloneses descobrem ‘bunker antinuclear’ de Hitler

Publicidade

Poloneses descobrem ‘bunker antinuclear’ de Hitler
0
Publicidade

(ANSA) – Um grupo de pesquisadores poloneses afirmou ter encontrado uma cidade subterrânea em que Adolf Hitler e os nazistas projetaram viver por anos em caso de derrota na Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Ela seria um “bunker antinuclear”, que permitiria que todos vivessem em segurança.

A novidade foi divulgada em uma entrevista coletiva nesta sexta-feira (11) pelo líder da pesquisa, KrzyszTof Szpakowski. Segundo o especialista, “não há dúvidas” sobre a descoberta, que foi baseada em evidências coletadas há décadas por sua equipe. Szpakowski ressaltou que centenas de pessoas foram entrevistadas sobre o local e que velhos documentos comprovaram as intenções dos nazistas com a construção, que teria sido feita nos últimos meses da guerra quando a possibilidade de derrota começou a ficar evidente.

A equipe utilizou equipamentos de análise na área, como radares que conseguem fazer leituras profundas do solo. O bunker está instalado no “Projeto de Riese”, na zona de Wilim, no sudeste da Polônia. Ele foi construído em uma área de 200 hectares, dos quais apenas uma parte já foi investigada, e serviria também para guardar os bens roubados durante o conflito. O Riese previa a criação de sete pontos subterrâneos nas montanhas polonesas e sua construção ainda é um mistério para os pesquisadores.

A área é muito próxima do local onde outros dois pesquisadores disseram ter encontrado o lendário “trem de ouro” dos nazistas. O veículo foi achado em um dos túneis subterrâneos criados pelo governo alemão e pode conter material militar e diversos itens preciosos roubado dos judeus. No fim de agosto, o vice-ministro polonês de Cultura, Piotr Zuchowski, confirmou que havia “99% de chance” da descoberta ser real e do trem ter pertencido aos nazistas.

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!