Notícias

Planeta parecido com a Terra emite “ruído” misterioso; sinais sugerem que ele seja habitável

Os astrônomos acreditam que sinais misteriosos – anteriormente atribuídos a explosões estelares – estão vindo de um planeta semelhante à Terra. O planeta Gliese 581 d tem condições capazes de sustentar vida, e é provável que seja um mundo rochoso com o dobro do tamanho da Terra.

Os sinais do planeta foram inicialmente descobertos em 2010, mas no ano passado os barulhos foram atribuídos a estrelas distantes. Agora, um novo estudo afirma que a pesquisa de 2014 foi baseada em “análises inadequadas de dados” e que o Gliese 581 d existe.

O planeta Gliese 581 d tem condições capazes de sustentar vida, e é provável que seja um mundo rochoso com o dobro do tamanho da Terra.
O planeta Gliese 581 d tem condições capazes de sustentar vida, e é provável que seja um mundo rochoso com o dobro do tamanho da Terra.

No ano passado, pesquisadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, disseram que o Gliese 581 d- e seu vizinho Gliese 581g – eram simplesmente um truque da luz causado por rajadas magnéticas de uma estrela local há 22 anos-luz de distância. A nova pesquisa britânica, no entanto, argumenta que o método utilizado pela equipe da Pensilvânia foi adequado apenas para grandes planetas, e que poderia perder os pequenos como GL 581 d.

O estudo, realizado pelo Queen Mary University, London and the University of Hertfordshire, afirma usar um modelo mais preciso sobre os dados existentes. “A existência (ou não) do GL 581 d é significativo porque foi o primeiro planeta semelhante à Terra descoberto na ‘zona cachinhos dourados’ em torno de outra estrela e é um caso de referência para a técnica Doppler”, disse o principal autor, o Dr. Guillem Anglada-Escudé.

Acredita-se que o GL 581 d é o primeiro planeta fora do nosso sistema solar na zona cachinhos dourados em torno de sua estrela – uma área não muito quente nem muito frio para a vida. Para encontrar o Gliese 581 d, os astrônomos da Universidade da Califórnia observaram originalmente as mudanças sutis na luz causadas pela gravidade de um planeta orbitando sobre a estrela. A força dos movimentos, acreditavam eles, mostrou que o planeta era cerca de três vezes a massa da Terra.

As informações são do Daily Mail.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.