Home Notícias Universo “Planeta Nove”: astrofísicos detalham estrutura e propriedades físicas do gigante gelado

Ilustração: Esther Linder, Christoph Mordasini, Universität Bern
0

Christoph Mordasini e Esther Linder, astrofísicos da Universidade de Berna, realizaram um estudo publicado na revista Astronomy & Astrophysics sobre a estrutura e propriedades físicas, tais como o brilho, resfriamento do núcleo e o raio do assim chamado “Planeta Nove“.

O estudo indica que a estrutura do Planeta Nove consiste de núcleo de ferro, manto de silicato, seguidos de uma possível camada de gelo, uma camada de gás e a atmosfera. Astrofísicos assumem que tal planeta é uma versão menor de Urano e Netuno, uma pequeno gigante de gelo com uma capa de hidrogênio e hélio. De acordo com Esther Linder, “o candidato a nono planeta é um objeto próximo, mas está 700 vezes mais longe do Sol do que a Terra”.

Os cientistas concluíram que o planeta, com uma massa 10 vezes superior a da Terra, tem um raio 3,7 vezes maior do que o nosso planeta e uma temperatura de 226 graus Celsius abaixo de zero (47 graus Kelvin). “Isto significa que a emissão do planeta é dominado pelo resfriamento do seu núcleo”, diz Ester Linder.

De acordo com os cientistas, a luz solar refletida no planeta contribui apenas com uma pequena parte da radiação total que poderia ser detectada. “Com nosso estudo, o candidato a planeta nove é agora mais do que apenas um ponto de massa, ele adquire uma forma que tem propriedades físicas”, concluiu Christoph Mordasini.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!