“Pixuleco” é inflado no viaduto de Ponta Negra

No início da noite desta sexta-feira (11), manifestantes inflaram o boneco Pixuleco no viaduto de Ponta Negra, em Natal/RN. Além do boneco, faixas pedindo para que motoristas buzinem estão posicionadas no viaduto.

Manifestações de domingo 

Uma manifestação popular prevista para ocorrer neste domingo (13), a partir das 15h, na Praça Cívica, em Natal, promete reunir mais de 20 mil pessoas insatisfeitas com a situação do atual governo da presidente Dilma Rousseff. Além de Natal, outras manifestações irão ocorrer em diversas cidades do país.

Pixuleco

Pixuleco é uma gíria na língua portuguesa, utilizada como sinônimo de “propina”, “dinheiro sujo” ou mesmo “dinheiro roubado”.

Este termo ganhou destaque nacional após ser utilizado pelo ex-tesoureiro do PT (Partido dos Trabalhadores) João Vaccari Neto, quando se referiu às propinas que eram arrecadadas das empresas pela Petrobras.

Estas declarações foram feitas durante as investigações da Operação Lava Jato, a maior investigação de corrupção da história do Brasil pela Polícia Federal.

Em manifestações e protestos contra o governo do Partido dos Trabalhadores, “Pixuleco” foi adotado como nome de um boneco inflável que representa o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, com uma roupa de presidiário.

Este boneco é uma crítica ao governo PT e ao ex-presidente que, de acordo com os seus opositores, seria um dos principais envolvidos no escândalo de corrupção da Petrobras.

você pode gostar também

error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!