Home Notícias Brasil PF faz operação e prende grupo que preparava atos terroristas no Brasil

PF faz operação e prende grupo que preparava atos terroristas no Brasil

Publicidade

PF faz operação e prende grupo que preparava atos terroristas no Brasil
Foto: Reprodução / Daily Express
0
Publicidade

Em uma operação sigilosa realizada na manhã desta quinta-feira (21), a Polícia Federal (PF) prendeu um grupo de pessoas supostamente ligadas ao Estado Islâmico. De acordo com a agência Reuters, uma fonte do Ministério da Justiça afirmou que o grupo preparava atos de terrorismo no Brasil.

A operação foi deflagrada a 15 dias da abertura da Olimpíada do Rio de Janeiro. O ministro convocou uma entrevista coletiva, em Brasília, na qual dará detalhes da operação.

A ação da PF acontece após o serviço internacional de inteligência SITE informar que um grupo no Brasil havia declarado lealdade ao Estado Islâmico (Isis, também chamado de EI ou Daesh). Eles criaram um canal no Telegram com o nome “Ansar al-Khilafah Brazil”. Foi a primeira vez que alguém da América do Sul explicitou uma suposta aliança com o EI.

Segundo o jornal O Globo, as prisões foram feitas em São Paulo e no Paraná. O grupo teria sido recrutado pelo Estados Islâmico através da internet.

Na ocasião, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) informou que “todas as ameaças relacionadas aos Jogos do Rio 2016 estão sendo minuciosamente apuradas, em particular as relacionadas ao terrorismo”. “Devido à sensibilidade do tema, as ameaças são tratadas, de forma integrada, pelas unidades especializadas de enfrentamento ao terrorismo dos três eixos responsáveis pela Segurança dos Jogos Rio 2016 – Inteligência, Segurança Pública e Defesa”.

Após monitorar os pedidos de credenciamento para a Olimpíada, o Centro Integrado Antiterrorismo (Ciant) descobriu que 40 pessoas estão com alertas a respeito de cooperação internacional. Elas tiveram as credenciais negadas e estão sendo monitoradas pelos serviços internacionais de inteligência. Os nomes, as nacionalidades e as acusações estão sob sigilo.

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!