Home Notícias Tecnologia Pesquisadores querem fundir inteligência artificial com a humana para “resolver problemas perversos”

Pesquisadores querem fundir inteligência artificial com a humana para “resolver problemas perversos”

Pesquisadores querem fundir inteligência artificial com a humana para “resolver problemas perversos”
0

Na luta contra os problemas perversos do mundo, os computadores podem ser os melhores aliados dos humanos. Pesquisadores do Instituto da Computação Humana e da Universidade Cornell, dos EUA, dizem que a combinação criaria uma superinteligência, e isso poderia resolver os problemas crescentes como as alterações climáticas e os conflitos geopolíticos.

Novas tecnologias utilizam crowdsourcing* e ferramentas interativas para produzir resultados que vão além de colaboração tradicional de resolução de problemas, afirmam os especialistas.

Problemas perversos são aqueles difíceis de resolver devido à complexidade das questões subjacentes. Eles envolvem muitos sistemas que interagem e que estão sempre mudando, e as soluções têm consequências imprevisíveis, de acordo com o Instituto da Computação Humana.

Ao fundir-se com a inteligência do computador, os seres humanos poderiam expandir suas próprias habilidades para criar “redes colaborativas multidimensionais”, dizem os pesquisadores. Isto poderia produzir soluções de forma mais eficaz, segundo eles.

Em sistemas de computação humana, os dados são processados ​​por um computador e também analisados ​​por seres humanos.  Os sistemas atuais deste tipo dependem da conclusão individual de “micro-tarefas”, que são depois ‘costuradas’ juntas para um resultado final. As novas tecnologias têm como objetivo abordar problemas perversos onde as micro-tarefas individuais falham, rompendo os limites tradicionais.

Enquanto os seres humanos superam máquinas em determinadas tarefas, como reconhecimento de padrões e abstração criativa, a combinação das duas inteligências poderia fazer uma abordagem sem precedentes para os problemas globais.

Um programa da Universidade Cornell, YardMap.org, usa computação humana para mapear os esforços globais de conservação. Nesta plataforma interativa, os participantes podem construir através do trabalho do outro.

*Crowdsourcing é o termo utilizado para descrever o processo de terceirizar trabalho ou financiamento para um grande grupo de pessoas, usualmente em um ambiente online. A ideia é repassar uma tarefa a ser realizada dentro da empresa para uma rede de trabalhadores, com o objetivo de obter melhores resultados com custos menores.

Com informações do Daily Mail

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!