Home Notícias Ciência Pesquisadores desenvolvem papel ‘regravável’ que nunca precisa de tinta

Pesquisadores desenvolvem papel ‘regravável’ que nunca precisa de tinta

Publicidade

Pesquisadores desenvolvem papel ‘regravável’ que nunca precisa de tinta
Foto: Daily Mail
0
Publicidade

Isso pode significar o fim do papel como a conhecemos. Pesquisadores têm revelado um novo tipo de papel que pode ser apagado e reescrito sem a necessidade de tinta. Eles dizem que, mesmo em forma de protótipo, pode ser reescrito 20 vezes sem afetar a resolução. As informações são do Daily Mail.

O novo papel ‘regravável’ pode ser apagado e escrito mais de 20 vezes sem perda significativa em contraste ou resolução. Químicos da Universidade da Califórnia, dizem que seu papel regravável é baseado na propriedade de troca de cores de produtos químicos comerciais chamados corantes redox. O corante forma a camada de imagem do papel.

O papel vem em três cores primárias: azul, vermelho e verde, produzidos usando corantes redox azul de metileno, vermelho e verde ácido neutro, respectivamente. Incluído no corante são nanocristais de óxido de titânio (estes servem como catalisadores) e o espessante agente de celulose de hidrogênio (HEC). A combinação dos corantes, catalisadores e HEC empresta alta reversibilidade e repetibilidade para a película. Durante a fase de escrita, a luz ultravioleta reduz o corante ao estado incolor.

Durante a fase de apagamento, a re-oxidação do corante reduzido recupera a cor original; isto é, o material de imagem recupera a sua cor original por reagir com o oxigénio ambiente. O aquecimento a 115 graus Celsius pode acelerar a reação, de modo que o processo de apagamento é muitas vezes concluído em menos de 10 minutos.

“Este papel regravável não exige tintas adicionais para impressão, tornando-se economicamente e ambientalmente viável”, disse Yadong Yin, um professor de química, cujo laboratório conduziu a pesquisa, que é publicado hoje na Nature Communications. “Ele representa uma alternativa atraente para o papel regular em satisfazer as necessidades crescentes globais para a sustentabilidade e preservação do meio ambiente.”, completou.

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!