Home Notícias Ciência Pesquisa revela que luas de Júpiter e Saturno possuem mais água do que a Terra

Pesquisa revela que luas de Júpiter e Saturno possuem mais água do que a Terra

Pesquisa revela que luas de Júpiter e Saturno possuem mais água do que a Terra
Foto: Divulgação/NASA
0

A água é o elemento essencial para a vida, e qualquer um pensaria que a Terra seria o lugar mais indicado para encontrá-la em abundância. Entretanto, um estudo sobre a água no sistema solar, realizado pela Universidade de Porto Rico em Arecibo, disse que a água não é uma característica única da Terra e luas como Europa ou Titã – satélites de Júpiter e Saturno, respectivamente- têm maiores quantidades de água líquida do planeta. Especificamente, os especialistas salientaram que a Europa tem duas vezes e Titã até 11 vezes a quantidade de água que possuem oceanos do subsolo da Terra. As informações são do site EuropaPress.

Foto: Divulgação/NASA
Foto: Divulgação/NASA

O artigo destaca que a água é o composto mais abundantes no universo, porque ele é constituído pelo primeiro e pelo terceiro elemento mais abundante, tal como o hidrogênio e oxigênio, respectivamente. O que é uma característica especial da Terra é a água líquida. No Sistema Solar é mais comum ver a água na forma de vapor ou gelo.

Assim, os cientistas têm explicado que, após a formação do sistema solar, a maior parte da água nos mais distantes corpos planetários acabaram ficando sob a forma de gelo tanto na superfície como em seu interior. Já a Terra, por estar mais próxima ao sol, tem pouca água internamente e mais em sua superfície.

“Se a Terra é uma rocha úmida, os satélites de Júpiter e Saturno são bolas de barro congelado”, disseram os autores do estudo. A água, em forma de gelo, nestes satélites é distribuída mais uniformemente pelo interior do que em corpos rochosos. Por outro lado, a quantidade de água líquida em Encélado, um satélite de Saturno, e Marte são, de acordo com os cientistas, grandes demais.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!