Home Notícias Brasil Pesquisa mostra que 45,9% da população brasileira é sedentária

Pesquisa mostra que 45,9% da população brasileira é sedentária

Publicidade

Pesquisa mostra que 45,9% da população brasileira é sedentária
Foto: Divulgação/Ministério do Esporte
0
Publicidade

Uma pesquisa apresentada pelo Ministério do Esporte nesta quarta-feira (17), na Casa Brasil, Rio de Janeiro, apontou que 45,9% dos brasileiros não praticam nenhuma atividade física. O dado é o mais recente do estudo Diagnóstico Nacional do Esporte, que tem o objetivo de ampliar e detalhar as informações sobre a cultura esportiva no Brasil.

De acordo com a pesquisa, entre os praticantes de esporte no País (54,1%), as mulheres levam vantagem com 50,4% praticando algum tipo de exercício.

O estudo considerou como sedentários os entrevistados que declaram não ter feito nenhuma atividade física em 2013, no universo de 8.902 entrevistas domiciliares. Além do perfil dos praticantes de esportes, o diagnóstico investigou a infraestrutura, o financiamento e a legislação oferecidos para a prática.

“O Brasil estava desprovido de dados. Os países europeus fazem um trabalho há mais de 20 anos para saber exatamente qual é o perfil de praticantes e sedentários. Fizemos uma rede de seis universidades federais. O ponto de partida foi entender o grau de desenvolvimento do esporte no Brasil”, explicou Cássia Damiani, à época diretora do Departamento de Planejamento e Gestão Estratégica do Ministério do Esporte.

A parceria foi realizada com as universidades federais do Rio Grande do Sul, do Rio de Janeiro, de Goiás, do Amazonas, de Sergipe e da Bahia. A pesquisa foi coordenada pelo professor Ailton de Oliveira, da Universidade Federal de Sergipe.

“Nós detectamos que quanto menor a escolaridade, menor é a prática esportiva. Apresentamos também a questão do abandono. A entrada no mercado de trabalho ou na universidade está levando o jovem a abandonar a prática esportiva. Precisamos repensar também a política de trabalho. São informações que precisam ser debatidas”, disse o pesquisador.

A estudante Ana Carolina Costa não pratica qualquer atividade física e aponta a falta de tempo como o principal obstáculo para deixar o sedentarismo. “Já tentei fazer Muai Thai, mas o horário não bate. Tenho vontade de voltar, mas acho que 24 horas é pouco para um dia”, contou.

Já o contador Rafael Simão, que joga futebol e faz musculação, listou benefícios da prática esportiva: “além da saúde, sinto a disposição, a tranquilidade. Sem praticar, sinto-me cansado. Recomendo e vou continuar praticando”, garantiu.

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!