Home Notícias Variedades Curiosidades Para que serve a saliva?

Para que serve a saliva?

Para que serve a saliva?
0

Para que serve a saliva? Como é constituída? Qual a quantidade de saliva que produzimos? Descubra agora!

Quais são as funções da saliva?
A saliva é importante para o bom funcionamento geral do corpo humano, uma vez que fornece sensibilidade gustativa, ao neutralizar o conteúdo do esôfago e ao dissolver o suco gástrico. Facilita também a mastigação e a formação do bolo alimentar, para além de ajudar na fala.

A principal função da saliva é a humidificação e a lubrificação da mucosa orofaríngea e dos alimentos, facilitando assim a função digestiva, realizada pela enzima amílase salivar.

Tal como podemos verificar, a saliva é uma mistura homogênea de secreções produzidas maioritariamente pelas glândulas salivares e pelas glândulas bucais menores, que desenham um duplo papel: ajuda no processo de digestão e também na simplificação da deglutição dos alimentos.

A saliva também tem uma importante função na proteção do organismo contra vírus e bactérias presentes no aparelho respiratório e digestivo. Ao conter imunoglobulinas secretórias (ou seja, anticorpos) a saliva tem capacidade para proteger os dentes contra as cáries, assim sendo quanto maior for a quantidade de saliva segregada, maior também será a sua proteção contra a acidez oral.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!