Notícias

Papa pede que Igreja não trate divorciados como excomungados

(ANSA) – Na volta das audiências gerais nesta quarta-feira (05), após uma pausa no mês de julho, o papa Francisco pediu que a Igreja Católica não trate os casais divorciados como “excomungados” da comunidade. “As pessoas que começaram uma nova união após seu matrimônio sacramental ter falhado não podem ser, absolutamente, excomungadas e não devem ser tratadas como tal. Elas sempre farão parte da Igreja”, disse o Pontífice.

Em frente a sete mil pessoas, Jorge Mario Bergoglio pediu uma reflexão sobre o tema e disse que após conversar com as “famílias feridas pela incompreensão”, quer chamar a atenção para outra realidade dos católicos que é “como curar aqueles que tiveram que seguir em outras uniões após a irreversível falência de suas ligações familiares”.

“A Igreja sabe bem que tal situação contradiz o sacramento cristão, todavia o seu olhar de protetora deve agir sempre como um coração de mãe, que busca o bem e a salvação das pessoas. Por isso, para o amor da verdadeira Igreja, ela sente a necessidade de bem discernir as situações, como explicava o papa João Paulo II, entre quem causou a separação de quem a sentiu. É preciso fazer esse discernimento”, ressaltou.

A postura de aceitar os divorciados novamente aos sacramentos católicos será um dos temas mais importantes a serem debatidos durante o Sínodo dos Bispos sobre a Família, que ocorrerá em outubro. Apesar da postura de muitos membros do clero de não admitir quem está em um segundo casamento na comunhão, o Papa já destacou por diversas vezes que os divórcios “às vezes, são necessários”.

Desde que assumiu o Pontificado, o sucessor de Bento XVI pede para que os católicos não julguem as pessoas que vivem essa situação. Sua postura, no entanto, gera muitas críticas dentro da própria instituição e analistas acreditam que esse será um dos temas que mais provocarão divisão entre os bispos.

Em junho, foi divulgado o “Instrumentum Laboris” – documento que guiará os trabalhos entre os dias 4 e 25 de outubro – em que foram apresentados os principais pontos de discussão religiosa. Entre eles, está o início do processo de inclusão de cristãos homossexuais e de divorciados. – Não punir os filhos: Durante sua homilia na audiência geral, o papa Francisco ainda pediu especial atenção aos filhos dos casais separados. Para ele, é preciso que a comunidade católica “não coloque ainda mais peso” na vida dos pequenos.

“Como poderemos recomendar para os pais divorciados façam de tudo para educar os filhos na fé cristã, com exemplo de fé convicta e praticante, se nós os mantivermos longe da vida em comunidade, como se fossem excomungados? Não podemos acrescentar outros pesos para estes filhos que vivem em uma situação já difícil de aguentar”, destacou o líder da Igreja Católica.

Lembrando que hoje já são “muitas” as crianças e jovens que vivem nessa situação, o Pontífice pediu que é preciso fazer com que eles entendam que “a igreja aja sempre como uma mãe disposta ao encontro e ao ouvir”. Recomendando que a mudança precisa acontecer pela base das comunidades cristãs, Bergoglio diz que é “urgente” desenvolver nestes locais um “acolhimento real para as pessoas que vivem em tal situação”.

“Nestas últimas décadas, a Igreja não ficou insensível e, graças ao aprofundamento dos pastores, guiados e confirmados pelos meus antecessores, a consciência de que é necessária uma nova abordagem cresceu”, disse Francisco pedindo que a instituição fique sempre de “portas abertas para qualquer pessoa”. – Papa aparece mais bronzeado: Na volta às celebrações públicas, o papa Francisco apareceu com seu bom humor característico e até um pouco mais bronzeado.

Saudando os visitantes como de costume, o Pontífice brincou que a plateia “estava bem animada” para a audiência geral. Bergoglio não celebrava a sessão desde o dia 5 de julho e manteve uma agenda mais “calma” durante todo o mês.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para aliviar o estresse no ambiente de trabalho! Conheça os perigos do consumo exagerado de ansiolíticos! Métodos infalíveis para deixar seu cachorro mais zen! Saiba mais sobre os distúrbios de sono! Receita descomplicada para fazer um delicioso iogurte natural! Dicas para manter seu esmalte impecável por um período maior! Delícia matinal em apoucos minutos de preparo! Colesterol baixo de forma natural e rápida, sim! Sexta Santa: colha Macela para ter benefícios máximos! Sobremesa pronta em minutos: Mousse de Maracujá!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.