Home Notícias Mundo Papa Francisco mostra disponibilidade para discutir unificação da Páscoa com ortodoxos

Papa Francisco mostra disponibilidade para discutir unificação da Páscoa com ortodoxos

Papa Francisco mostra disponibilidade para discutir unificação da Páscoa com ortodoxos
0

(ANSA) – O papa Francisco confirmou nesta sexta-feira (12) a disponibilidade do Vaticano de discutir uma data unificada para a celebração da Páscoa dos católicos e dos ortodoxos. A declaração foi dada durante uma visita do Pontífice a um retiro de sacerdotes em Roma. Atualmente, o dia da ressurreição de Cristo é celebrado com uma semana de diferença entre as duas igrejas, que usam calendários diferentes.

Em ambos os casos, a Páscoa acontece no primeiro domingo após a primeira lua cheia depois do equinócio de primavera no Hemisfério Norte – e de outono no Sul -, quando o dia e a noite têm a mesma duração.
No caso católico, o equinócio cai sempre em 21 de março, mas os ortodoxos ainda usam o calendário juliano, fazendo com que a data seja celebrada em um dia diferente.

Durante o retiro de sacerdotes, Jorge Bergoglio também contou uma piada sobre o assunto: “Um católico e um ortodoxo se encontram e se perguntam: ‘O seu Cristo ressuscitou?’. O outro responde: ‘O meu renasce só no domingo que vem'”. (ANSA)

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!