Notícias

Papa elogia acordo na COP21, mas pede ‘dedicação’

(ANSA) – Em seu Angelus deste domingo (13), o papa Francisco chamou de “histórico” o acordo aprovado na 21ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP21), mas lembrou que sua implantação exigirá “compromisso e dedicação”.

Desde que iniciou seu Pontificado, em março de 2013, Jorge Bergoglio colocou a preocupação ambiental como um dos pilares de sua agenda política, chegando até a dedicar uma encíclica ao tema, a “Louvado Seja”.

“A Conferência sobre o Clima acaba de terminar em Paris, com a adoção de um acordo definido por muitos como histórico. A sua implantação exigirá um compromisso unânime e uma generosa dedicação da parte de cada um”, declarou.

Francisco também desejou que seja garantida uma “particular atenção” às populações mais vulneráveis e exortou toda a comunidade internacional a prosseguir pelo caminho da solidariedade.

No último domingo, também no Angelus, o Papa havia feito um apelo para que os participantes da COP21 realizassem todos os esforços para “atenuar os impactos das mudanças climáticas”, mas sem deixar de “lutar contra a pobreza e fazer florescer a dignidade humana”.

O pacto

O acordo de Paris assume o compromisso de “manter o aumento médio da temperatura global bem abaixo dos 2ºC em relação aos níveis pré-industriais e realizar esforços para limitar o crescimento a 1,5ºC, reconhecendo que isso reduziria significativamente os riscos e os impactos das mudanças climáticas”.

Além disso, estabelece que as partes tenham como objetivo alcançar o pico das emissões de gases causadores do efeito estufa “o mais rápido possível”, prosseguindo com uma “rápida redução” após esse momento para se chegar a um “equilíbrio” na segunda metade deste século. No entanto, o texto não fala explicitamente em “neutralidade carbônica” e nem contém datas ou cifras definidas.

De acordo com o documento, os países ricos deverão fornecer recursos para financiar o combate às mudanças climáticas nas nações em desenvolvimento. Estão previstos pelo menos US$ 100 bilhões por ano até 2020, número que será revisado em 2025. O pacto também será “juridicamente vinculante”, ou seja, terá força de lei nos Estados signatários.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.