Notícias

Panama Papers: Manifestantes pedem renúncia em frente à casa de Cameron

(ANSA) – Milhares de pessoas foram neste sábado (9) à Downing Street, rua onde fica a residência oficial do primeiro-ministro do Reino Unido, para pedir a renúncia de David Cameron devido ao escândalo “Panama Papers”.

Alguns manifestantes seguravam cartazes com as frases “Ele deve sair” ou “Desafio ao poder conservador”, enquanto outros usavam máscaras de porco e mostravam montagens do chefe de governo com um nariz de suíno. Um cordão de segurança foi montado em frente à casa do primeiro-ministro para impedir o avanço do grupo.

Participando de um fórum de seu partido em Londres, Cameron não estava em casa na hora do protesto, mas em seu discurso no evento admitiu que é o único culpado pela situação atual. “Não foi uma boa semana. Deveria e poderia ter administrado melhor esse caso. Há lições para aprender, e eu as aprenderei. Não coloquem a culpa em conselheiros sem nome, a culpa é minha”, disse.

Na última quinta-feira (7), o primeiro-ministro admitiu que tinha 5 mil ações de um fundo offshore ligado ao seu pai, Ian, morto em 2010, e revelado pela investigação “Panama Papers”. Segundo Cameron, ele vendeu suas cotas por cerca de 30 mil libras esterlinas antes de assumir o governo e pagou todos os impostos.

Além disso, o premier prometeu divulgar sua declaração de renda para provar sua inocência. No entanto, alguns deputados do Partido Trabalhista já começam a pedir sua renúncia ou cobrar explicações à Câmara dos Comuns.

O caso “Panama Papers” vazou milhões de documentos do escritório Mossack Fonseca, especializado em abrir companhias offshore em paraísos fiscais, e atingiu poderosos de todo o mundo, incluindo políticos, esportistas e empresários.

Os arquivos foram entregues por uma fonte anônima ao jornal alemão “Süddeutsche Zeitung”, que os repassou para o Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ, na sigla em inglês). O órgão confiou os documentos a cerca de 400 repórteres de 80 países, que estão divulgando as informações aos poucos.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A Inteligência Artificial está testando os limites do Direito Autoral Gisele Bündchen revela preocupações de mãe com o filho Benjamin. Revitalift Hialurônico: o sérum preenchedor que cumpre o que promete. Pele saudável no outono: confira como conseguir. Casais modernos, atenção: limites que fazem a diferença. Gear Fit2: Um treino focado durante o outono/inverno. Segredos para garantir que seus tênis brancos estejam reluzentes! Conheça dicas essenciais para manter a hidratação dos cabelos tingidos! Alimentos sem glúten para intolerantes: confira! Siga estes simples passos para manter seu coração saudável!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.