Home Notícias Brasil RN Plantão Policial Operação “Asas da Liberdade” apreende 70 animais em dois dias

Operação “Asas da Liberdade” apreende 70 animais em dois dias

Publicidade

Operação “Asas da Liberdade” apreende 70 animais em dois dias
0
Publicidade

Em apenas dois dias de trabalho a operação conjunta “Asas da Liberdade”, em alusão ao mês do Meio Ambiente, já apreendeu cerca de 70 animais silvestres que estavam sob a posse de traficantes e em criadouros domésticos em Natal. A ação deflagrada na segunda-feira (6) é coordenada pela secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e ocorreu em três bairros da capital potiguar: Nossa Senhora da Apresentação e Igapó, na Zona Norte e em Mãe Luiza, na Zona Leste.

Nesta terça-feira (7), a equipe de fiscalização apreendeu 36 aves das espécies xexéu-bauá, xexéu-bananeira, assum-preto, golinha, azulão, canário da terra, concriz, curió, além de um jabuti-piranga. Já na segunda (6) foram apreendidas 33 aves das espécies azulão, canário da terra, concriz, curió, garibaldi, vem-vem, golinha, galo de campina, sibiti , sanhaço e periquito da catinga. Os animais foram encaminhados para o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) onde passam por uma triagem e avaliação de saúde para posterior soltura.

A operação conjunta é uma ação permanente realizada pela Semurb em parceria com a Polícia Civil por meio de sua Delegacia Especializada em Proteção ao Meio Ambiente (Deprema), Companhia Independente de Policiamento Ambiental da Policia Militar (Cipam), IBAMA e secretaria municipal de Serviços Urbanos (Semsur), com o apoio ainda do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal (GAAM/GMN).

Segundo informações do supervisor de Ambientes Naturais e Biodiversidade da Semurb, Gustavo Szilagyi, neste mês de junho em que se comemora a Semana do Meio Ambiente a fiscalização da pasta quer dar continuidade às ações da secretaria em alusão à data. “Pretendemos intensificar ainda mais o trabalho de combate ao tráfico de animais silvestres e aos maus tratos de animais na capital. Além disso, vamos realizar uma soltura simbólica de aves no próximo sábado (11) e a destruição das gaiolas onde as elas eram presas ilegalmente”, diz.

Durante a operação, quatro pessoas foram indiciadas por crime ambiental de acordo com o Decreto nº 6.514/2008, que estabelece multa de R$ 500 por ave apreendida para quem matar, perseguir, caçar, apanhar, coletar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente. E ainda para quem vende, exporta ou adquire, guarda, tem em cativeiro ou depósito, utiliza ou transporta espécimes da fauna silvestre sem autorização. A ação também recolheu 24 gaiolas, vários viajantes (utilizada para transporte de animais), alçapões e recipientes usados para alimentação dos animais.

Você também pode ajudar no combate aos maus tratos e tráfico de animais em Natal, basta ligar para a Secretaria de Segurança Pública no 181, para a Linha Verde do Ibama no 0800 618 080, ou ainda para Ouvidoria da Semurb no 3616-9829, que funciona no horário das 8h às 14h e fazer sua denúncia.

Publicidade

Rafael Nicácio Editor e repórter do Portal N10. Já trabalhou na Assecom (Assessoria de Comunicação do Governo do RN) e na Ascom (Assessoria de Comunicação da UFRN).
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!