Home Notícias Brasil Obras do São Francisco serão concluídas neste ano

Obras do São Francisco serão concluídas neste ano

Publicidade

Obras do São Francisco serão concluídas neste ano
Foto: Divulgação/Agência Câmara
0
Publicidade

Em visita às obras do São Francisco, na sexta-feira (10), o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, afirmou que as obras físicas do Projeto serão entregues no mês de dezembro e, a partir de então, os reservatórios serão gradativamente enchidos, enquanto obras complementares, em parceria com os estados, serão executadas, fazendo chegar água à população.

“Determinamos às construtoras que ampliem ao máximo a capacidade de execução das obras para que cumpramos o prazo dado pelo presidente Michel Temer”, frisou o ministro.

Helder Barbalho lembrou que, na média, essa ampliação de produtividade será de 42%. “Dessa forma, a água poderá contribuir com o abastecimento dos reservatórios de Orós e também do Castanhão, com repercussão imediata nas áreas com maior densidade populacional do estado do Ceará”, explicou.

O ministro destacou já ter levado aos governos estaduais a necessidade de apresentação de um plano de ações para garantir o desembolso de recursos. “Contudo, é preciso que esse plano apresente funcionalidade para que as cidades, o mais rapidamente possível, sejam abastecidas e a população seja atendida”.

Vistoria

O Projeto São Francisco vai garantir o abastecimento constante de água a uma população de 12 milhões de pessoas em 390 municípios dos estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará e Paraíba, que possuem períodos cíclicos de estiagem.

No sábado (11) a comitiva segue para o Eixo Leste, que tem 217 quilômetros de extensão e, quando concluído, levará água aos estados de Pernambuco e Paraíba. Campina Grande, por exemplo, será uma das cidades beneficiadas.

Eixo Norte

Localizado no final do Eixo Norte, o Cuncas 1 é considerado o maior túnel da América Latina para transporte de água, com 15 quilômetros de extensão e nove metros de altura e largura. A estrutura será responsável por conduzir a água do rio São Francisco entre o Ceará e a Paraíba, passando pelos municípios de Mauriti (CE), Barro (CE), Monte Horebe (PB) e São José de Piranhas (PB).

Publicidade

Rafael Nicácio Editor e repórter do Portal N10. Já trabalhou na Assecom (Assessoria de Comunicação do Governo do RN) e na Ascom (Assessoria de Comunicação da UFRN).
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!