Home Notícias Mundo Objeto estranho reaparece com um novo visual em um lago da lua de Saturno

Objeto estranho reaparece com um novo visual em um lago da lua de Saturno

Publicidade

Objeto estranho reaparece com um novo visual em um lago da lua de Saturno
Foto: Divulgação/NASA
0
Publicidade

A missão Cassini da NASA, mais uma vez encontrou um objeto misterioso em Ligeia, um lago gigante em Titã, a maior lua de Saturno. Mas desta vez, tem um tamanho e forma diferentes

Foto: Divulgação/NASA
Foto: Divulgação/NASA

Em julho de 2013, a Cassini Titan teria fotografado um visual estranho ao passar em frente do maior satélite de Saturno. Ao estudar as imagens mais tarde, os especialistas da NASA descobriram uma mancha estranha em Ligeia, um dos maiores mares da Lua, composto principalmente de metano e etano.
A mancha, uma área de 75 quilômetros quadrados, pode-se ver claramente cerca de 6 quilômetros da costa sul do mar montanhosa, a 150 metros de profundidade e que se estende por centenas de quilômetros no hemisfério norte de Titã.

Foto: Divulgação/NASA
Foto: Divulgação/NASA

As imagens acima, capturadas em 2007 e 2009 mostraram nenhum objeto nesta área. Na captura posterior, a formação, os astrônomos chamam de “ilha”, desapareceu de novo. Agora, em uma foto tirada pela sonda Cassini em 21 de agosto de 2014, o objeto misterioso voltou a fazer uma aparição. No entanto, ele tem um novo visual: não há outra maneira e ela dobrou de tamanho desde que seu tamanho atual é de cerca de 160 quilômetros quadrados. Por enquanto, os cientistas ainda não têm hipótese clara sobre a origem do fenômeno e poderia se supor que ambas as ondas na superfície do lago são normalmente plácidos, como um efeito causado pelo afloramento de sólidos ou bolhas flutuantes ou suspensa logo abaixo à superfície.
A maior lua, Titã, uma das 60 do planeta, é o único lugar fora da Terra conhecida contendo líquidos estáveis ​​em sua superfície, e precipitação, e em suas sondas espaciais detectaram dezenas de lagos. Os três maiores são nomeados por animais mitológicos (Kraken, Ligeia e Punga) e são grandes o suficiente para se qualificar como mares.

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!