Home Notícias Economia “O sistema do dólar vai explodir em breve”, diz economista russo

“O sistema do dólar vai explodir em breve”, diz economista russo

“O sistema do dólar vai explodir em breve”, diz economista russo
Foto: Reprodução
0

De acordo com o economista russo, Mikhail Jazins, o mundo não tem espaço para novos ativos em dólar e não será impresso novos dólares, o que causará uma explosão no sistema de Bretton Woods. As informações são do Actualidad RT.

Mikhail Jazin, economista e presidente da consultoria Neokon, lembra que o dólar foi declarado a principal divisa do mundo na Conferência Monetária e Financeira das Nações Unidas na cidade americana de Bretton Woods, em 1944. E este sistema, que é regulado pelo Fundo Monetário Internacional, o Banco Mundial e da Organização Mundial do Comércio, ainda existe, mas não prosperará, diz o especialista ao jornal Komsomolskaya Pravda.

O sentido deste sistema é estender a zona do dólar: o Fed imprime novos dólares e a emissão gera renda adicional que pode ser redistribuída. No entanto, o alargamento atingiu o pico: durante a crise de 2000, os EUA cresceu quatro vezes a base monetária (ou seja, a quantidade de dinheiro) e não há recursos para imprimir mais. Portanto, os EUA concluiu seu programa de flexibilização quantitativa, que já causa problemas, incluindo a queda da procura privada, explica Jazin. “Hoje o modelo de Bretton Woods chegou ao seu fim natural”, diz o economista. Todos os ativos do mundo já estão listados no dólar, não há novos ativos nesta moeda e é impossível a emissão de novos dólares. “Nesta situação, eu tendo a acreditar que vai acontecer em breve uma explosão que quebrará completamente o sistema de Bretton Woods baseado no dólar”, diz Jazin. Ele se atreve a colocar uma data: um ano ou ano e meio.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!