Notícias

Nutricionista dá dicas para uma ceia de Natal mais barata e deliciosa

O Natal, comemorado no dia 25 de dezembro, é uma das principais datas comemorativas no Brasil e no mundo e, apesar de todas as despesas do final de ano e do cenário pouco favorável da economia brasileira, é possível fazer uma ceia ao mesmo tempo econômica, charmosa e criativa. Para ajudar no equilíbrio desta equação, a nutricionista Sandra Prudente, professora da Estácio Ponta Negra, selecionou algumas dicas para preparar uma ceia de Natal mais barata e saborosa em relação ao cardápio tradicional.

Segundo a professora, o primeiro passo é estabelecer o cardápio que será servido no jantar. Depois disso, é essencial fazer as compras com uma lista detalhada dos ingredientes, para não perder o foco diante das diversas e tentadoras opções que o ambiente do supermercado oferece, especialmente nesta época do ano.

Apostar nos produtos regionais é uma das dicas que podem proporcionar economia e manter a qualidade e o charme da ceia, como por exemplo, substituir as nozes por castanhas de caju. “Parece improvável, mas quando se deixa um pouco de lado os ingredientes importados e se investe nos regionais, você pode sim, fazer bonito no jantar em família mais importante do ano e ainda economizar”, afirma a nutricionista.

Para Sandra, definir dois pratos principais, incluindo frutas e vegetais da época e ainda optar por uma sobremesa alternativa, não tira a elegância da ceia. As alternativas ao peru e o pernil, podem ser o lombo paulista ou mesmo o lombo suíno, que saem mais em conta e que, decorados com frutas e folhas, ficam bem apresentados à mesa.

Os acompanhamentos também podem variar sem pesar no bolso, como o arroz colorido, com cenoura e brócolis ou arroz de forno, que leva presunto, mussarela, milho e ervilha. O manjar de coco ou delícia de abacaxi são receitas com frutas bastante comuns na região e que podem levar cor e refrescância à ceia de Natal.

As saladas também devem estar presentes para dar um colorido à mesa, com tomate, azeitonas pretas e manjericão. Outra boa opção é a salada tropical feita com rúcula e manga; ou ainda a salada refrescante, com rabanete, manjericão, alface e tangerina; ou então a salada de legumes finos, com brócolis, couve flor e cenoura refogados.

Para os que não resistem a uma boa farofa, a nutricionista dá duas sugestões: uma com pedaços de linguiça de frango, calabresa ou bacon, ou uma farofa de frutas (banana, uva passa e abacaxi). O segredo, de acordo com Sandra, é usar a criatividade na hora de pensar os pratos que vão deixar sua ceia bem servida, saborosa, charmosa e o que é melhor: mais econômica.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para aliviar o estresse no ambiente de trabalho! Conheça os perigos do consumo exagerado de ansiolíticos! Métodos infalíveis para deixar seu cachorro mais zen! Saiba mais sobre os distúrbios de sono! Receita descomplicada para fazer um delicioso iogurte natural! Dicas para manter seu esmalte impecável por um período maior! Delícia matinal em apoucos minutos de preparo! Colesterol baixo de forma natural e rápida, sim! Sexta Santa: colha Macela para ter benefícios máximos! Sobremesa pronta em minutos: Mousse de Maracujá!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.