Home Concurso Público Novo concurso para o estado será realizado até junho, garante Sesap-RN

Novo concurso para o estado será realizado até junho, garante Sesap-RN

Publicidade

Novo concurso para o estado será realizado até junho, garante Sesap-RN
Foto: Reprodução / Google Imagens
0
Publicidade

O secretário estadual de saúde do estado, Ricardo Lagreca, afirmou durante audiência na Secretaria de Saúde Pública (SESAP) que novos concursos para a área de saúde serão realizados nos próximos meses. As vagas serão destinadas a repor as vacâncias por aposentadorias e falecimentos

De acordo com Lagreca, já está em tramitação o processo para realização de concurso definitivo em diversas áreas da saúde no estado. Ao todo, estão previstas 635 vagas para cargos assistenciais e administrativos, além de 195 vagas para médicos em diferentes especialidades.

Um processo simplificado também deve acontecer em, no máximo, três meses para suprir a carência destes profissionais nas unidades de saúde. Foi apontado pela Sesap a carência hoje de mais de 3.000 servidores, porém o número de vagas será definido, limitado ao orçamento liberado pelo governo.

Apostilas para os mais variados concurso públicos do Brasil

“O concurso público é importante para suprir as necessidades do estado, cobrir as vacâncias que vão existindo ao longo do tempo, e dar mais segurança aos profissionais que estão se formando. Um pleito reivindicado pelo sindicato dos médicos com muita justiça”, declarou Ricardo Lagreca.

Geraldo Ferreira, presidente do Sindicato dos Médicos do RN (Sinmed/RN), enfatizou a importância dos concursos para os trabalhadores e afirmou que a substituição do número de terceirizados por concursados pode empregar até o dobro de médicos nos hospitais potiguares.

Concurso anunciado

O concurso já havia sido anunciado em meados de 2015 pela coordenadora de Recursos Humanos, Ângela Lobo, em comunicado oficial à imprensa.

Segundo levantamento feito pela Coordenação de Recursos Humanos da Sesap, cerca de cinco mil servidores irão se aposentar até 2019, o que representa 30% de todo o efetivo da saúde. A estimativa foi feita com base no tempo de serviço e idade dos servidores. O novo concurso terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, e a intenção da Sesap é convocar os aprovados ainda em 2016.

“Mesmo o Estado estando no limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal, o concurso estará dentro da legalidade, já que servirá para repor as vacâncias por aposentadorias e falecimentos. Nós sabemos que existe um entendimento favorável para a aprovação do concurso nas instâncias administrativas do governo, então nossa expectativa é que o processo siga com celeridade já que a necessidade de novos profissionais na saúde é muito grande”, finalizou Ângela Lobo.

Terceirizados

Nova licitação para contrato de empresas ou cooperativas médicas está sendo realizada pelo estado na intenção de suprir a demanda da maternidade de São José de Mipibu, Hospital Walfredo Gurgel e outras unidades de saúde que estão com escalas incompletas para algumas especialidades.

De acordo com a Sesap, o resultado da licitação acontece no dia 20 de abril e até o final do mês a empresa ganhadora terá contrato assinado.

Detalhes
Concurso: Secretaria de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Norte (Concurso SESAP/RN)
Banca organizadora: a definir
Cargos: Diversos
Número de vagas: 848
Remuneração: —
Situação: Anunciado
Último edital

Com informações do Sinmed/RN

Publicidade

Rafael Nicácio Editor e repórter do Portal N10. Já trabalhou na Assecom (Assessoria de Comunicação do Governo do RN) e na Ascom (Assessoria de Comunicação da UFRN).
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!