Home Notícias Saúde Dicas de Saúde Noite mal dormida afeta o autocontrole e a capacidade de tomar decisões, diz estudo

Noite mal dormida afeta o autocontrole e a capacidade de tomar decisões, diz estudo

Publicidade

Noite mal dormida afeta o autocontrole e a capacidade de tomar decisões, diz estudo
Foto: jorgemejia / Flickr.com
0
Publicidade

Seja para ficar até mais tarde no escritório, ou para assistir o último episódio de sua série favorita, muitos de nós não conseguimos descansar o suficiente, e isto prejudica o nosso dia-a-dia. Um estudo concluiu que uma noite mal dormida pode corroer o nosso autocontrole.

A privação de sono afeta a capacidade das pessoas tomarem decisões, o que significa que elas se tornam impulsivas e desatentas, advertiram os cientistas. Além disso, estas qualidades podem ter efeitos graves sobre suas vidas pessoais e profissionais. “Auto-controle é parte do processo de tomada de decisão diária. Quando nos deparamos com desejos conflitantes e oportunidades, o auto-controle permite manter o controle”, disse o professor e co-autor do estudo June Pilcher, da Universidade Clemson na Carolina do Sul. “Nosso estudo explorou a ligação entre hábitos de sono e auto-controle e como eles podem trabalhar em conjunto para afetar o funcionamento diário de uma pessoa”.

Melhores hábitos de sono pode contribuir para um nível mais estável de reservas de energia no dia (Foto: peasap / Flickr.com)
Melhores hábitos de sono pode contribuir para um nível mais estável de reservas de energia no dia (Foto: peasap / Flickr.com)

Pesquisas anteriores mostraram que indivíduos que trabalham “24 horas por dia” na economia global muitas vezes dormem menos ou em horários irregulares, resultando em sono e privação prolongada do sono, que afeta a tomada de decisões. “Exercitar o autocontrole permite fazer melhores escolhas quando são apresentados desejos e oportunidades conflitantes. Isso tem profundas implicações para a carreira e vida pessoal de um indivíduo”, disse o Dr. Pilcher.

Maus hábitos de sono, que incluem dormir por um número diferente de horas a cada noite e não ter horas suficientes de sono, também pode levar a problemas de saúde. Estes incluem o ganho de peso e pressão arterial elevada entre outras doenças, de acordo com pesquisas anteriores. Estudos também descobriram que a privação de sono aumenta a hostilidade em pessoas, que podem criar problemas no local de trabalho e em casa.

Melhores hábitos de sono pode contribuir para um nível mais estável de reservas de energia no dia. Quanto mais energia uma pessoa tem é mais provável que ela faça escolhas mais difíceis em vez de optar pela escolha mais fácil ou a tarefa mais fácil. “Muitos aspectos da nossa vida diária podem ser afetadas pela capacidade do sono e pela melhor gestão do autocontrole”, disse o Dr. Pilcher.

Ele acrescentou que os problemas sociais como vícios, jogos e gastos excessivos também poderiam ser mais controláveis se a deficiência de sono não interferisse na sua tomada de decisão. E bons hábitos de sono certamente leva à melhoria da saúde e desempenho do trabalhador, concluiu o estudo.

As informações são do Daily Mail

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!