Home Notícias Brasil RN Natal Natal sediará na próxima semana o evento Cidades Inteligentes e Humanas

Natal sediará na próxima semana o evento Cidades Inteligentes e Humanas

Publicidade

Natal sediará na próxima semana o evento Cidades Inteligentes e Humanas
0
Publicidade

O prefeito de Natal, Carlos Eduardo, recebeu na tarde desta sexta-feira (12) o professor doutor Álvaro de Oliveira, da Universidade Aalto Helsinki (Finlândia), para falar sobre o evento Cidades Inteligentes e Humanas que acontecerá em Natal nos dias 16 e 17 de fevereiro. O evento marcará a operacionalização do acordo bilateral entre Governo Brasileiro e União Europeia dentro do contexto das Cidades Inteligentes e Humanas.

Segundo o professor Álvaro de Oliveira, que é Consultor Sênior do Banco Mundial na área de Inovação, Living Labs, TICs e Cidades Inteligentes e Humanas e coordena a Rede de Human Smart Cities, Natal é considerada uma das cidades ideais no Brasil para implementar o projeto Cidades inteligentes e Humanas. “Natal é uma das cidades ideais porque existem competências técnicas e científicas, mas acima de tudo há uma excelente ligação no trabalho entre a Prefeitura e a Universidade”, afirmou o Professor e Doutor Álvaro de Oliveira.

O objetivo do Cidades Inteligentes e Humanas é criar um programa que, com o apoio da União Européia e do Governo Brasileiro, irá financiar projetos para criar soluções para os problemas das cidades brasileiras promovendo a cooperação no conhecimento e inovação, por meio de ações integradas para o desenvolvimento de soluções urbanas inovadoras, como segurança pública, mobilidade urbana, turismo, saúde, educação, entre outras áreas.

Natal integra a Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas, numa parceria entre a Prefeitura Municipal e a Universidade Federal (UFRN), por intermédio da Secretaria Municipal de Planejamento e o Instituto Metrópole Digital (IMD).

O evento, que acontece próxima semana no IMD, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, visa definir um Plano de Ação para Desenvolvimento de Soluções para Cidades Inteligentes e Humanas usando, como infraestrutura comum, o FIWARE.

“Esse projeto é muito importante para trocarmos informações e experiências. É um intercâmbio precioso para que a gente se aprimore e coloque em prática programas com o objetivo de solucionar os problemas da nossa cidade”, disse o Prefeito Carlos Eduardo.

Participaram também da reunião o chefe do gabinete Civil Jonny Costa, a Secretária Municipal de Planejamento, Virginia Ferreira, o Diretor do Metrópole Digital, Ivonildo Rêgo.

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!